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Enviada em: 08/04/2018

Na década de 70, o período chamado de ¨Milagre Econômico¨, um dos ápices da economia, contribui severamente  para o fomento do consumismo  no Brasil. Nesse contexto, percebe-se que com a crescente da economia e os avanços tecnológicos, os hábitos de consumo dos brasileiros mudaram.       Primeiramente vale destacar, que a situação financeira da economia é uma grande influenciadora no consumismo brasileiro. Comprava-se isso, por meio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), diz que o crescimento nas despesas de consumo das famílias foi influenciado pela evolução de alguns indicadores macroeconômicos ao longo do trimestre. Dessa forma, vê-se que a volatilidade do mercado é que faz, ou não, manter o padrão de compras, cautelas são tomadas quando encontra-se no quadro de recessão econômica.     Ademais, convém frisar que era digital mudaram radicalmente os hábitos de consumo dos clientes, no mundo hodierno os consumidores têm a possibilidade de pesquisar, comparar preços e escolher os produtos ou serviços que pretendem adquirir sem sequer saírem de casa. Dado que, as marcas têm agora a oportunidade de adaptarem-se a esta nova era. Além da tradicional loja física, podem ainda expor e vender os seus produtos online. Uma prova disso é que o International Business Machines (IBM), mostra que mais de 50% dos consumidores no Brasil preferem as compras pela internet, se tornando o 3º país onde se faz mais compras pela internet!       Portanto, medidas são necessárias para que em tempos de crise econômica, a população não fique com endividamento alto, Governo através da mídia televisa lançar propagandas de educação financeira, alertando as pessoas do estado real da economia, assim equilibrando suas finanças. Além  disso, o SESI, SESC e SENAI fazer palestras para a comunidade, de planejamento financeiro familiar e ensinar formas de comprar por meio online, para não caírem em golpes, assim a população brasileira tenderia para uma postura mais correta de consumo.