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Enviada em: 06/04/2018

O consumo não consciente no Brasil nunca foi dado a devida importância, tendo em vista os números altíssimos de casos de falências e dividas nas contas bancarias.        Outrossim, é nítido que as dívidas, em sua maioria, são ocasionadas pelo consumo excessivo de produtos, muitas das vezes, sem necessidade; isso ocorre por causa do prazer momentâneo. Assim, o "nome sujo" no SPC (Serviço de Proteção ao Credito) se torna cada vez mais comum entre os brasileiros da classe média baixa.        Ademais, segundo um estudo realizado pelo SPC conjunto com a CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), cerca de 3 em cada 10 consumidores no Brasil consideram as compras como o tipo de lazer favorito, é indubitável que essa impressão de prazer e lazer é ocasionado pelas mídias sociais, que por sua vez, mascaram as propagandas e passam tal sensação de satisfação. Consoante a isso, os consumidores não conscientes passam cada vez mais a cair na tentação do cartão de credito sem limites e se afundam mais e mais em dívidas.        Em vista dos fatos elencados, medidas são necessárias para resolver esse empasse. No âmbito governamental, o MEC (Ministério da Educação) juntamente com o SPC deveria propor palestras em escolas de ensino médio, técnico e superior, ministradas por administradores e economistas, com o intuito de alertar os jovens sobre a má administração do dinheiro; assim, o número de consumistas consciente aumentaria, destarte as dividas seriam reduzidas.