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Enviada em: 26/08/2019

A redação é sobre o tema: "Tabagismo no século XXI: Problemas e Consequências"       O tabagismo é uma toxicomania - consumo compulsivo - de nicotina, a qual é caracterizada pela dependência física e psicológica dessa substância. Tão somente a partir da década de 1950, com os avanços na área da Medicina, foi possível comprovar os malefícios à saúde causados pelo tabaco. A partir de então, o Brasil avançou no combate ao vício, com a criação do Programa Nacional de Controle do Tabagismo - no decênio de 1970 -. No entanto, as políticas estratégicas das empresas e a falta de fiscalização nos postos de venda tornam o consumo de cigarros um grande problema a ser enfrentado no século XXI. Dessa forma, faz-se necessário discutir acerca da problemática em pauta.       É importante pontuar, de início, como as ações de "marketing" das companhias de tabaco fomentam o seu consumo. Isso ocorre, em grande parte, devido ao capitalismo, modelo econômico vigente desde o fim da Guerra Fria, em 1991, o qual estimula a venda em massa. Em face disso, as empresas pautam-se nesse objetivo e, por intermédio da moldagem das embalagens, da inserção de sabores nos produtos, conseguem estimular, sobretudo nos jovens, o costume de fumar, o que corrobora o vício em questão e diminui a longevidade da pessoa - segundo a Anvisa -. Desse modo, o fato de cerca de 80% dos fumantes iniciarem o hábito na adolescência - segundo a "Folha de S. Paulo" - comprova a tese.       É importante pontuar, ainda, como a falta de fiscalização nos postos de venda fomenta o tema. Isso ocorre devido a falsa ideia da sociabilidade do tabagismo, fruto de um resquício do pensamento do século XX, no qual o hábito de fumar estava associado ao "glamour". Em face disso, os adolescentes são atraídos por essa ilusória idealização e, mediante o fácil acesso à mercadoria, iniciam a dependência, o que agrava as chances do indivíduo desenvolver, por exemplo, câncer de pulmão e doenças coronárias. Dessa forma, um paralelo à pesquisa do Jornal Brasileiro de Pneumologia faz-se necessário, uma vez que, ao apontar que cerca de 86% dos menores possuem livre acesso ao cigarro, ela comprova a ausência de inspeção nos locais de vendagem, o que estimula o número de tabagistas.       Portanto, infere-se que as estratégias das empresas e a ausência de fiscalização nos locais de venda fomentam o tabaquismo. Para tanto, o Sistema Legislativo deve, por meio da criação de uma Emenda Constitucional, proibir as ações de "marketing" que estimulem o consumo de cigarros, com a imposição de uma caixa padrão e a proibição da inserção de sabores nos produtos, a fim de diminuir, gradativamente, a formação de novos fumantes. O governo deve, ainda, aumentar a fiscalização nos postos de venda, mediante o envio de fiscais para verificar se os estabelecimentos cumprem a lei e exigem a comprovação da maioridade para a venda da mercadoria, a fim de reduzir o tabagismo.