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Enviada em: 12/06/2019

Os períodos das grandes guerras, diversos avanços tecnológicos proporcionaram desenvolvimento da medicina, no qual a ascensão da indústria farmacêutica foi de grande relevância a humanidade. No entanto, perigos surgiram diante desse mercado farmacêutico. Nesse contexto, deve-se analisar marketing apelativo da empresas fabricante de medicamentos e, também, banalização da automedicação.   Em princípio, é importante destacar que os métodos publicitários usados pelos laboratórios, muitas vezes, apresenta de forma apelativa que induz o consumo desnecessário de fármacos. Dessa maneira, consoante a filósofa Hannah Arendt, com o conceito "a banalidade do mal", afirma que o pior mal é aquele visto como algo cotidiano, corriqueiro. Haja vista que as publicidades das indústria farmacêuticas exibidas no meios de comunicação social são elaborada para persuadir os consumidos com promessa de alívios imediatos, causando consumo exagerados.   Ademais, salienta-se que com a agitação do dia a dia  é cada vez mais comum a automedicação no âmbito nacional. Dessa forma, conforma uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pós-graduação para Profissionais do Mercado Farmacêutico, aproximadamente 80% dos brasileiros usa medicamentos sem prescrições médica. Como consequência, o uso indiscriminado de remédio são fatores para o surgimento de alergias, problemas gastrointestinais e  resistências de bactérias.     Portanto, mediante os fatos expostos, medidas devem ser tomadas, afim de melhorar o panorama em questão. Destarte, o Conselho de Auto-Regulamentação Publicitária, deve intensificar a fiscalização das empresas farmacêuticas, por meio de abertura de canal de denúncia ao público, com objetivo de aumentar o poder de vigilância nessas publicidades e minimizar os danos do consumo exagerado de medicamentos. Outrossim, o Ministério da Saúde, em parceira com o Ministério da Educação, deve promover palestras e grupo de debates, coordenados por profissionais de saúde, com intuito demostrar o perigos da automedicação no cotidiano.