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Enviada em: 15/06/2019

Talvez seja difícil dizer o motivo pelo qual a hipocondria é desenvolvida, esse distúrbio psicológico afeta pessoas de todo o mundo e é composto pelo Transtorno de Sintomas Somáticos e o Transtorno de Ansiedade de Doenças, os quais são responsáveis por levar o indivíduo a se automedicar ou ir aos hospitais  por uma série de sintomas sem maior relevância. Essa doença, a busca por soluções imediatas ligadas à saúde, a ausência de mudanças de hábitos  em prol de uma melhor qualidade de vida e a presença de interesses capitalistas relacionados ao consumo, (intensificado pela publicidade) trazem à tona os perigos da indústria farmacêutica, os  quais afetam a sociedade global e  resultam em um  elevado consumo de remédios, gastos absurdos com pesquisa e investimentos de lucros em ações de marketing, por conta disso, cabe à população mundial e aos seus respectivos governos  adotarem medidas   que combatam os perigos da indústria farmacêutica e regulamentem a publicidade do setor.       Ao contrário do que muitos acreditam, o aumento no consumo de medicamentos é um problema sociológico. Hoje em dia, as pessoas buscam soluções imediatas, pois têm como objetivo a felicidade, afinal, o remédio é imediato. Porém, a falta de pensamento à longo prazo faz com que a população tenha dificuldade ou resistência às mudanças dos maus hábitos sociais, físicos e  alimentares, os quais devem ser modificados para que se atinja uma vida saudável e uma alta expectativa de vida. Caso contrário, tais costumes, por meio de enfermidades, condenam aqueles que  não conseguem lidar com eles, pois de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, 70% das despesas do SUS decorrem da assistência às doenças que poderiam ser tratadas com mudança de comportamento.          Ademais, é inegável que os medicamentos são responsáveis pelo prolongamento da vida humana. Contudo, os indivíduos nunca tomaram tanto remédio sem necessidade. De acordo com a  OMS,  (Organização Mundial da Saúde)  metade do consumo mundial é feito de forma irracional, ou seja, em tempo, dose ou custo maior que o necessário. Isso ocorre devido à atividades promocionais irregulares, à falta de informação e educação sobre o uso correto de medicamentos e à políticas de preços e lucros, já que  30 a 40% do ganho da venda de remédios é reinvestido em ações de marketing.       Portanto, é imprescindível que o governo dos países aumentem o número de laboratórios envolvidos em ações sustentáveis e em campanhas preventivas à doenças, como a hipocondria e também, exijam a participação ativa das empresas na revisão de suas publicidades, a fim de tornar o consumo mundial mais racional, regular e consciente. Ademais, é preciso que as Agências Nacionais de Saúde  regulem as políticas de preços e lucros das indústrias farmacêuticas, com a administração  dos ganhos, os quais devem ser usados na criação  de anúncios  que incentivem a população a adotarem hábitos saudáveis.