Materiais:
Enviada em: 30/10/2017

A atual proliferação de notícias falsas pode ser explicada pelo conceito de Pós-verdade, que, segundo a Universidade de Oxford, são circunstâncias nas quais crenças pessoais tem mais influência que fatos objetivos na formação de uma opinião pública. Nesse contexto, deve-se analisar como a força da mídia e a falta de atenção da população influenciam na problemática em questão.     Em primeiro lugar, é importante pontuar o papel da mídia no atual quadro do problema. Pode-se mencionar, por exemplo,o mito da caverna, onde Platão falou sobre pessoas que viviam acorrentadas e tudo que enxergavam eram sombras manipuladas por outros indivíduos. Sob tal ótica, atualmente, observa-se que, na sociedade brasileira, as informações manipuladas pela mídia são as "sombras", haja vista que essas informações exercem grande influência sobre a população em geral, que raramente busca outros meios para se informar. Como resultado, as pessoas se encontrar "presas" e é natural que haja o compartilhamento de qualquer informação difundidas pelas classes dominantes , mesmo que não seja verdade.     Além disso, nota-se, ainda, que a falta de atenção também corrobora com a permanência da problemática. De acordo com dados do Instituto de pesquisa e desenvolvimento da Oxford, o número de notícias faltas e verdadeiras divulgadas em um determinado período foi o mesmo. Nesse sentido, observa-se um contexto onde as pessoas não verificam a veracidade das informação antes do compartilhamento, principalmente em redes sociais. Consequentemente, a difusão constante de notícias falsas pode causar prisões injustas, mudanças no resultado de eleições ou ,até mesmo, a morte de um inocente.       Torna-se evidente, portanto, que os caminhos para a luta contra a difusão de informações falsas no Brasil apresentam entraves que necessitam ser revertidos. Em razão disso, a Esfera legislativa do poder deve criar punições para o compartilhamento de notícias falsas por parte da mídia , por meio de um pagamento de indenização as vitimas, bem como o comprometimento de não divulgar algo sem comprovação objetiva, sob pena da prisão do jornalista ou do chefe da emissora responsável pelo compartilhamento. Ademais, o Ministério da Educação deve auxiliar o projeto, ficando responsável por ensinar aos jovens, desde o ensino fundamental, a importância de verificar o quão real são as informações que recebem constantemente. Tais medidas devem ser tomadas com o intuito de conter a difusão de notícias falsas pela mídia, bem como mostrar desde cedo a importância de contestar qualquer informação recebida. Assim, será possível criar uma geração futura, após a pós-verdade, que enxergue algo além das "sombras".