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Enviada em: 03/11/2017

Na sociedade contemporânea discussões visando os perigos das ''Fake News'', são sempre polêmicos. Sabe-se que na sociedade vigente muitas notícias são repassadas sem ao menos serem lidas, é consenso em meio as comunidades sócio-políticas atuais, a precaridade no sistema educacional brasileiro, pois, não são debatidos com os alunos nas escolas a respeito da transmissão de informações sem conhecimento prévio do que esta sendo transmitido. É importante lembrar, que não é algo atual uma vez que isso já foi observado na disseminação do ideal nazista feito por Hitler ' uma mentira dita várias vezes torna-se verdade'.              De início, é válido analisar que o Brasil não apresenta muitos projetos voltados para a discussão das ''Fake News'', pois os órgãos vigentes tem grande dificuldade de administrar o dinheiro público destinado a parte social. Isso fica evidente, na falha educacional e no estímulo critico do cidadão e do ensino da cidadania, o que torna algo problemático visto que os jovens e adultos do século XXI estão sempre conectados nas redes sociais e podem ser facilmente atraídos por essas notícias falsas.                  Contudo, diante de tantos impasses frente ao problema dos perigos das ''Fake News'', ainda há outra razão para o agravamento do mesmo. Sem dúvidas, a criação de páginas de notícias falsas no Facebook e Sites, gera um grande descontrole à sociedade do país, pois os administradores desses perfis veem como forma de ganho financeiro a circulação de tais notícias enganosas. Isso fica evidente nas pesquisas feitas pelo Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas da Universidade USP, em que cerca de 12 milhões de pessoas difundem notícias falsas sobre política no Brasil.                 Infere-se portanto, que os perigos das ''Fake News'' é um agravante ao convívio da sociedade e como tal, deve ser sanado. De início o Governo deve, junto ao Facebook, promover planos de checagem de notícias em âmbito nacional, além de aplicar multas nas mídias que propagam inverdades. O Estado, poderia desenvolver cartilhas de conscientização de como identificar uma transmissão falsa e distribuir para a população. Cabe ainda, à escola promover palestras e debates com os alunos e comunidade a respeito do tema, pois é de grande importância que se propague de forma educacional medidas para combater as pós verdades. Na óptica do filósofo Immanuel Kant " O ser humano é aquilo que a educação faz dele."