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Enviada em: 04/11/2017

Segundo o sociólogo Zygmunt Bauman, autor da célebre obra "O Mal Estar da Pós-modernidade", o indivíduo contemporâneo vive numa sociedade extremamente preocupada com a velocidade da informação e pouco preocupada com a veracidade dos fatos. Nessa perspectiva, a população brasileira vivencia a influência negativa da proliferação de notícias falsas. Logo, Estado e sociedade devem buscar caminhos não somente combatendo a essa propagação, mas também educando o cidadão.       As "Fakes News" ocorrem, em boa parte dos casos, pela ausência de mecanismos que bloqueiem sua propagação. Segundo o filósofo Thomas Hobbes, autor da célebre obra "Leviatã", é papel da União manter a sociedade em harmonia social.. Nessa problemática, a União ausenta-se desse papel, uma vez que deveria, através do Ministério da Comunicação, auxiliar os meios de comunicação na busca da veracidade dos fatos. Por conseguinte, a disseminação dessas "Fake News" crescem a cada dia. Dessa maneira, dever-se-iam empresas da internet, Google e Facebook, com apoio do governo,  criar mecanismos que bloqueiem a propagação de mensagens e de notícias falsas, além de produzir um sinalizador verde, ao lado da notícia, para afirmar a sua veracidade. Posto isso, a União possa auxiliar na mudança dessa preocupante situação e, assim como afirmou o teórico político, cumprir o seu papel.        Em paralelo a essa questão, a ausência de aulas nas escolas corrobora para a atual conjuntura alarmante. Um bom exemplo disso foi a alteração da redação do ENEM 2017 causando a propagação de diversas notícias falsas, como a necessidade de apenas propor a intervenção na conclusão - o que não consta no edital. Isso deixa perceptível como a educação é essencial para evitar a propagação de "Fake News", visto que ao educar os alunos, desde as séries iniciais, sobre a necessidade de pesquisar e de procurar em diversos sites sobre uma determinada notícia evitaria esse problema. Deste modo, cabem às ONGs, com aporte do Ministério da Educação,  criar aulas e palestras lúdicas que expliquem sobre as "Fake News", sobre a necessidade de pesquisar a respeito da fonte e em diversos sites diferentes, além de ensinar a importância de denunciar esse tipo de prática. Por fim, resultando no menor número desses atos e criar um país consciente do seu papel.          Combater e educar são, portanto, alternativas para eliminar a propagação de notícias falsas. Para tanto, além das medidas citadas, os canais de TV aberta têm papel de criar programas de debate, em horário nobre, com a participação de pessoas que já compartilharam notícias falsas e/ou foram prejudicadas por elas, além de especialistas, programadores e analistas de sistemas, para debater acerca do tema, haja visto que este causa forte impacto social. Afinal, assim será possível tornar a verdade base para a construção de um país melhor e preocupado com a veracidade dos fatos.