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Enviada em: 28/01/2018

É inegável a importância das tecnologias na sociedade contemporânea, principalmente devido ao seu impacto na propagação de informações. De acordo com o filósofo Pierry Levy, o uso da internet faz-se fundamental na democratização do conhecimento. No entanto, essa ferramenta vem sendo utilizada de forma inadequada, o que promove a propagação de notícias falsas em rede. Nesse sentido, convém analisar as principais causas e consequências desse problema.   Primeiramente, é notório que, nos últimos anos,os meios de comunicação têm se tornado cada vez mais evoluídos e difundidos. De certa forma, isso permitiu que as informações chegassem de forma cada vez mais rápidas e em maiores quantidades. No entanto,é preciso perceber que há uma falta de educação para vida em rede.Isso ocorre porque as escolas hipertrofiam suas grades de conteúdos tecnicistas em detrimento de eixos humanistas que poderiam instruir em relação a como filtrar o que  os discentes vêem na internet, bem como lidarem com a segurança nesse veículo. Como consequência, essas instituições formam cidadãos que não sabem identificar a veracidade dos conteúdos aos quais têm acesso e por conta disso contribuem  com a disseminação das fake news.  Além da questão educacional, é necessário pontuar que as falsas notícias publicadas são usadas como fonte de dinheiro para diversos sites. Isso ocorre porque, infelizmente, fatos objetivos têm menos influência em moldar a opinião pública do que apelos à emoção e a crenças pessoais. Aproveitando-se dessa fragilidade, muitos redatores se dedicam exclusivamente a escrever noticias com manchetes falsas, exageradas ou incorretas, atraindo o clique dos leitores. Como consequência, sua divulgação se torna completamente antidemocrática, pois priva o cidadão de ter acesso a informação, que lhe é garantido por lei, além de manipulá-lo.  Medidas devem ser tomadas, portanto, para solucionar o impasse. Para isso, as escolas devem aprofundar ensinamentos de análises de texto, instruir a identificar sua origem, saber quem são os autores e mapear interesses ali implícitos ou explícitos. Além disso, elas devem transmitir ferramentas de prevenção aos estudantes. Dessa forma, sendo a sala de aula propícia para fazer esses alertas, os alunos vão entender mais sobre a importância das decisões responsáveis e passarão esse aprendizado para os membros de seus grupos familiares. é preciso perceber  que há uma falta de educação para vida em rede. Isso ocorre porque as escolas hipertrofiam suas grades de conteúdos tecnicistas em detrimento de eixos humanistas que poderiam instruir em relação a como filtrar informações na internet bem como lidar com a segurança nesse veículo.  De fato, os meios de comunicação vêm se tornando, nos últimos anos, cada vez mais evoluídos e difundidos. Isso permitiu que as informações chegassem de forma cada vez mais rápidas e em maiores quantidades. No entanto, a escola se tornou uma mera reprodutora de conhecimento e não uma produtora, a qual tem por função de auxiliar a compreender e entender esse vasto mundo de informações. Como consequência, essas instituições formam estudantes que não sabem filtrar o que vêem na internet e nem lidar com a segurança nela. não temos bases morais mto solidas, pq o ensino fundamental nao é mto solido, não é ensinado a ler entender e compreender, a escola é uma mera reprodução de conhecimento, nao se produz conhecimento e nao ha respeito a diversidade. Essa educação de base deficitaria faz com que nao sabemos lidar com esse excesso de informação.