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Enviada em: 20/01/2018

Ao se analisar o tema Fake News, vê-se que tornou-se um problema no Brasil. Desse modo, percebe-se que a evolução da tecnologia exerce papel fundamental na divulgação rápida de notícias, que por muitas vezes podem tratar-se de pós-verdades. Nesse contexto, há dois fatores que não podem ser negligenciados, como o desconhecimento de instruções para identificar falsas notícias e a débil difusão das possíveis punições para com aqueles que disseminam inverdades. Em primeira análise, cabe pontuar que grande parte da população que utiliza a internet, desconhece os elementos que podem detectar e diferenciar um fato de um boato. Uma prova da importância da instrução popular para reverter essa situação está na frase do filósofo iluminista Rousseau: " Só se é curioso na proporção de quanto se é instruído ". Dessa forma, vê-se que a propagação de métodos para discernir fatos se faz necessária, como a identificação da fonte da notícia, data  de publicação, pesquisa por outros veículos, etc. Ademais, convém frisar que as penalidades para quem expõe informes fraudulentos são pouco conhecidas. Comprova-se isso pelo crescimento exponencial que assomou-se de Fake News através de aplicativos e  mídias sociais, como Whatsapp e Facebook, que constantemente envolvem interesse financeiro e até mesmo político por parte dos divulgadores.  Diante disso, percebe-se a necessidade de expor que a divulgação dessas inverdades é crime e que a pena para calúnia, injúria e difamação é a mesma dentro e fora do ambiente virtual. Destarte, medidas são cruciais para atenuar a problemática. É imprescindível que a população tome conhecimento sobre as Fake News e saiba reconhecê-las, a fim de que haja redução no compartilhamento de boatos. Isso pode ser realizado através de projetos do Ministério da Educação que integrem a sociedade sobre os métodos para caracterizar as pós-verdades, expondo em propagandas televisivas e até mesmo em redes sociais. Além disso, é essencial que o Governo Federal apoie o projeto de divulgação, acrescendo-o da gravidade do crime e de sua pena, para que os infratores tomem conhecimento da periculosidade de suas ações. Logo poder-se-á afirmar que o Brasil oferece recursos para a utilização democrática da informação e da internet.