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Enviada em: 23/01/2018

No final do século XX com o desenvolvimento da Revolução Técnico-Científica, os meios de comunicação e difusão de informações sofreram avanços significativos em todo o mundo. Entretanto, tais progressos refletiram de modo negativo na sociedade com as chamadas fake news. A partir disso, cabe discutir as principais causas desse problema para que cabíveis ações sejam tomadas.        Primeiramente, vale destacar como motor da problemática a mídia e os interesses por trás desse meio informacional. Segundo o filósofo Theodor Adorno em sua teoria crítica, a indústria cultural aliena a massa populacional. Apesar das diferentes épocas observa-se que a teoria de Adorno ainda se aplica atualmente, uma vez que a maioria da sociedade encontra-se cada vez mais envolvida a tecnologias como TVs e internet, que são controladas e manipuladas com objetivos pessoais, como foi visto nas disputas políticas estadunidenses em 2016 com variadas fake news. Por consequência disso, julgamentos precipitados e desinformação são presentes na atualidade.        Vale ainda ressaltar que a própria população também é impulsionadora das fake news. A atual comodidade que se desenvolveu com as facilidades dessa recente revolução deu tendência aos indivíduos a considerarem quaisquer notícias ou informações como verdadeiras, não se preocupando com a origem ou veracidade dos fatos. Isso se comprova com os dados do G1 que mostram que 40% das pessoas não conseguem detectar imagens manipuladas. Como consequência fake news são compartilhadas pela própria população, agravando a situação problema.        Evidencia-se, portanto, que medidas são necessárias para resolver o impasse. Destarte, é dever do Governo garantir a circulação correta de informações, com penalizações pela Constituição como multas, prisão ou fechamento encerramento dos meios midiáticos que divulguem fake news. Em adição, é dever das escolas reeducar a população, com ensino e discussão com palestras que ensinem a discerni o que é certo do que é errado, motivando com isso a análise do que lhes é apresentado pelas mídias, visando uma população com mais criticismo.