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Enviada em: 18/01/2018

A revolução técnico-científico-informacional trouxe para o cotidiano da sociedade grandes mudanças tanto no que tange ao recebimento de notícias como, também, para repassá-las. Mas, muitas vezes, as notícias podem ser falsas o que acarreta uma problemática chamada "Fake News" que, atualmente, representa um enorme perigo na era da informação por prejudicar a imagem de muitas pessoas e, até mesmo, ameaçar a credibilidade da mídia.    A Hipótese de Gaya afirma que não só o ser humano modifica o meio, mas também o meio modifica o ser humano. A partir disso, pode-se perceber que os sites de fofocas e blogs polêmicos motivados pela busca constante por seguidores e visualizações acabam prejudicando, isto é, "manchando" a imagem de artistas através de "Fake News". Um grande exemplo disso, pode ser observado em um texto publicado nas redes sociais que seria uma reprodução do Jornal Folha de São Paulo, o qual o Diário Oficial da União teria publicado a liberação de 5 milhões ao cantor Pablo Vittar através da Lei Rounet (veja.abril). Isso demonstra como uma parte da imprensa está comprometida com esse fenômeno que está estreitamente ligado à ideia do "chamar atenção a qualquer custo", ou seja, não interessa o prejuízo à imagem, somente o compartilhamento das informações.    No ciclo celular os pontos de checagem servem para analisar se a célula que está se formando apresenta problemas, caso esteja, a célula volta a repetir o processo, para que no final não haja erro. Dentro desse aspecto, não só no estado brasileiro, mas também na sociedade mundial, faz-se necessário mecanismos análogos aos pontos de checagem para que as "Fakes News" não ameasse de forma tão agressiva a credibilidade da mídia. Pois, mesmo com aparatos para pesquisar as fontes e a veracidade dos fatos muitas pessoas optam por, simplesmente, repassar mensagem escandalosas que ocasionam danos ao meio social. Segundo o site o globo, em uma pesquisa feita pela consultoria Kautar as redes sociais foram as plataformas de informação que mais perderam credibilidade, isso tudo devido as Fakes News que atingem bruscamente o cotidiano social.      Por tudo isso, pode-se perceber que as Fakes News representam um perigo na era das informações por, principalmente, atingir personalidades e afetar a credibilidade da mídia. O Ministério da Educação deve oferecer cursos de especialização em educação digital aos professores para que estes direcionem os alunos ao bom uso dos recursos e ferramentas tecnológicas para que estes aprendam a compartilhar notícias relevantes e de fonte confiável. Além disso, o poder judiciário deve ser mais rígido nas investigações dos crimes envolvidos nas "Fakes News" para que os autores dessas notícias sejam presos e paguem multas, assim como as pessoas que divulgam possam pagar indenizações às vítimas.