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Enviada em: 12/06/2018

Automóveis luxuosos. Roupas de marca. Bebidas caras. Celulares modernos. Esses são alguns itens que estão relacionados à ostentação,ou melhor, nova moda intensificada pela mídia de forma grandiosa,tornando o materialismo e a exclusão de classes características da sociedade contemporânea.  Parafraseando Aristóteles,deve-se sempre buscar a justa medida,ou seja,somente essencial. Ao contrário do que ele disse,por trás da ostentação há pessoas que compram demasiadamente só por puro capricho e desejo,isto é, adquirem bens sem necessidade para obter um status social e econômico. Isso, também fortalecido pelos meios de comunicação, que contribuem para a expansão do consumismo através  de métodos e estratégias de persuasão. Desse modo,formando uma sociedade cada vez mais compulsiva.   O meio social atual avalia e mede os outros indivíduos por aquilo que possuem ou podem ter. O Funk Ostentação é um exemplo que retrata essa realidade,em que para ter mulheres e poder,é necessário ter muito dinheiro,automóveis de luxo e outros bens de grande valor. Dessa forma, esse movimento faz com que principalmente pessoas de classes mais baixas pensem que só serão aceitas e respeitadas  pelos artefatos que possuem, em consequência disso, a exclusão.   Diante dos fatos citados, é de extrema relevância que o Estado fiscalize e multe cantores que façam apologia a ostentação. Que haja nas escolas projetos e palestras que visem a importância do desejo melhoria social e que a aceitação não seja baseada na busca de interesses pelos bens materiais. Dessa forma será possível que as pessoas comprem com consciência e não para apenas ter um status social.