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Enviada em: 10/07/2018

Ostentação é tentação.  Tony Stark, o Homem de Ferro, é um personagem dos cinemas que está sempre exibindo luxo e riqueza. Além da ficção, hodiernamente, a ostentação tornou-se o novo valor do século XXI, criando hábitos de consumo exacerbado e a necessidade da busca pela identificação entre os brasileiros. Desta maneira, é imperioso fazer uma análise destas questões e de suas implicações na sociedade.    O pensamento marxiano dizia que a economia é a base da sociedade. Nesse sentido, as indústrias da moda e beleza aproveitam da ideologia de exibição exaltada nas letras de funk para lucrarem e incentivarem os indivíduos a adquirirem todo tipo de novidade material que possa ser mostrada. Desta maneira, o hábito de ostentar torna-se aliado do consumismo ao ser nutrido pelo convencimento das pessoas de que elas devem possuir mais bens que as outras, sendo essa uma realidade que está cada vez mais enraizando-se no pensamento dos consumidores, tornando-se, portanto, um valor no panorama social do presente.     Além disso, indubitavelmente, pode-se inferir que a ostentação amplia a ocorrência de assaltos e furtos. Dados do IBGE apontam que, no Brasil, existe uma grande concentração de renda.Logo, enquanto um grande contingente populacional apresenta carências financeiras, poucos convivem com a riqueza. Diante disso, aqueles que não têm condições de se inserir na cultura da ostentação são excluídos dos grupos que o têm. Consequentemente, em busca da integração e perante os objetos chamativos, muitos indivíduos passam a roubá-los e exibi-los, atingindo a sua identificação com os demais pertencentes aos grupos que ostentam.     Mediante o alencado, depreende-se que a exibição de objetos é um valor que necessita ser desconstruído na sociedade contemporânea. Compete às empresas da moda, em parceria com as agências publicitárias, através de propagandas, criarem uma nova tendência que seja baseada na criação de uma imagem menos chamativa dos indivíduos, deixando de pregar ideologias de competição entre os mesmos, com o fito de influenciar a população a adotar novos hábitos e valores; bem como integrar os diversos segmentos sociais à tal orientação, evitando, desta forma, a perpetuação dos roubos. Feito isso, a ostentação deixará de ser um valor da realidade e passará a fazer parte apenas do universo cinematográfico.