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Enviada em: 01/09/2018

O fortalecimento do capitalismo é baseado na lei da oferta e da procura e para isso os donos dos meios de produção utilizam de todos os artifícios. Na sociedade do consumo, segundo Karl Marx em seus estudos,o proletariado serve de massa de manobra, tornando-se alienado para comprar o supérfluo com a esperança de felicidade.Exemplo dessa alienação é a ostentação, uma falsa sensação de felicidade que nos é posta para compra de determinado produto.Nesse sentido, percebe-se problemas psicológicos, marginalização e desinteresse nos estudos são problemas acarretados pela sociedade de consumo que leva à ostentação.           A princípio, ostentar é o ato de exibir, mostrar o uso dos melhores produtos, as melhores marcas e frequenta os melhores lugares. Esse movimento virou moda entre os jovens. Sem o poder econômico necessário para manter um alto padrão de vida , acabam tendo problemas psicológicos e sociais, como baixa autoestima e a depressão.Um exemplo foram as altas taxas de suicídios no período da grande depressão, logo depois do início da crise causada pela falência do banco Lehman Brothers, o número de ligações para a CrisisLink sofreu um aumento de 132%.Sem medir esforços para ostentar jovens entram no crime e ficam à margem da sociedade.                    Além disso, jovens que sonham em ostentar, acabam procurando um método rápido para que consiga capital, abandonando a escola para entrar no crime ou trabalhar. Segundo Paulo Freire só a educação é capaz de mudar um grupo, quando um jovem abandona quando um jovem a abandona, gera uma sociedade a mercê de preconceito, crimes, corrupções e sem possibilidade de mudanças. Diante do acima exposto, concluímos que a valorização do ter é saudável apenas aos empresários.                   Nesse sentido, faz-se necessário que a escola e o Ministério da Educação criarem uma matéria que vai além dos conceitos econômico , orientar a importância da educação e mostrar os perigos e explorações expostos na sociedade, com uma atenção especial à preparação das crianças quanto ao uso correto de suas economias, essa disciplina será adicionado a grade curricular do ensino básico, fundamental e ensino médio, obrigatoriamente e ministrada por um professor, formado em economia.É relevante ainda, garantir a permanência do jovem na escola e faculdade, para isso é papel do Governo Federal fornecer bolsas para alunos sem condições financeiras, aqueles que além de estudar, trabalham. Para intervir nesse problema, é fundamental a participação da família no papel da conscientização acerca do poder econômico que ela possui.