Materiais:
Enviada em: 04/07/2017

A ostentação é uma prática moderna que evidencia a influência capitalista nos meios de consumo e serve para incluir os indivíduos em um grupo social. No entanto, no século XXI, esse costume aparece de forma frequente, sem um controle prévio. Sendo assim, é necessária uma análise nas causas da ostentação exagerada para que possam ser propostas soluções.    Em primeiro plano, é possível destacar que a mídia influencia para que ocorra uma maior ostentação. Nesse contexto, para Durkheim, o fato social ocorria por meio da adoção de um pensamento coletivo por parte da sociedade. Por esse motivo, ao passo que as pessoas assistem programas de TV, são influenciadas de forma a copiar os costumes das elites financeiras, ainda que isso sacrifique até mesmo os seus bens básicos como a alimentação. Dessa forma, com o elevado gasto que a ostentação provoca,  os cidadãos tornam-se vítimas das ''armadilhas do capitalismo''.    Em segundo plano, percebe-se que o problema vai além da interferência midiática e entra na esfera da exclusão social. Nesse sentido, segundo Darwin, '' Os mais aptos sobrevivem em um ambiente por mais tempo''. Por essa razão, para se adaptarem ao meio em que vivem e serem incluídos na sociedade, as pessoas de baixa renda ostentam produtos que são comuns às classes dominantes e, assim, têm uma impressão de aceitação social.     Fica claro, portanto, que a ostentação é um valor deste século e precisa ser combatido os fatores que provocam o seu exagero. Para isso, deve haver palestras por parte das ONG s em ambientes públicos que alertem  à população sobre os desnecessários gastos com produtos que a mídia passa como ideal. Ademais, as escolas devem fazer reuniões para que os pais dos estudantes possam aprender a aconselhar seus filhos em relação a não necessidade de serem aceitos através de roupas ou celulares mas sim por meio do destaque nos estudos.