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Enviada em: 09/10/2017

A partir da mecanização da produção,o estímulo ao consumo tornou-se um fator primordial para  manutenção do sistema capitalista. Assim,de acordo com o filósofo Karl Marx,para que esse incentivo ocorresse,criou-se o fetiche sobre a mercadoria.Atualmente,a ostentação é um dos problemas vivenciados por grande parte da sociedade,principalmente as classes mais baixas.Diante disse, a influência midiática e a desigualdade social são fatores decorrentes de tal exibição de status.   Os meios de comunicação ,como a televisão e a internet, são veículos relevantes para a expansão do consumo exacerbado.Tal caminho de publicidade utiliza diversos métodos e estratégias afim de influenciar a população a adquirir cada vez mais determinados produtos.Segundo a obra "Sociedade do Espetáculo"de Guy Debord,no mundo contemporâneo,as pessoas relacionam-se baseadas em imagens,ou seja, para elas é mais importante o "parecer" ao realmente "ser". Analogamente, a cultura de ostentação, seja no funk nacional ou nas redes sociais, expõe padrões a serem vangloriados e copiados, sobretudo pelos jovens que anseiam por prestigio social.   Ademais,outro ritual que evidencia os novos tempos da economia nacional, representando a ostentação em uma sociedade na qual o consumo é a principal forma de ascensão social é o chamado “rolezinho”. Os participantes desse movimento são, em sua maioria, jovens marginalizados que, ao circular pelos shoppings, estão rompendo barreiras de classe e invadindo o espaço das elites. O fato de o jovem da periferia ser considerado um consumidor indesejável representa o preconceito e a exclusão social existentes na nossa sociedade. Dessa forma, fica claro que a aquisição de bens não é suficiente para inclusão social mas sim,para a permanência da involução humana quanto ao desenvolvimento das relações interpessoais.   Fica evidente,portanto,que a ostentação é,antes de tudo,uma válvula de escape de caráter social.Segundo Immanuel Kant, o homem é aquilo que a educação faz dele.Sendo assim a Escola como educadora deve auxiliar na construção desses valores desde cedo, com a realização de atividades construtivas às relações de diversas camadas sociais somado à orientação sobre a necessidade de de repensar sobre a verdadeira importância do consumo exagerado com fins em exibição pública. É importante, também, que a mídia, sendo o principal veículo de propaganda, não faça distinção de classes ao criar um público-alvo para um determinado produto, visando, cada vez mais, a uma sociedade harmônica e igualitária.Somente assim,o fetiche dos objetos supérfluos na sociedade deixará de ser uma realidade entre a população.