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Enviada em: 25/10/2017

A sociedade contemporânea acomete-se em um mundo consumista, reflexo da ascensão do capitalismo das grandes potências mundiais. Consecutivamente, no limiar do século XXI, as propagandas exacerbadas e o capitalismo potencializaram o consumismo, criando o valor da ostentação, gerando uma sociedade com princípios invertidos.   A princípio, com a revolução industrial em 1950, evidencia-se uma nova forma de produção acelerada, potencializando a economia devido ao intenso consumo da larga produção, no qual levou a ascensão do capitalismo. Consecutivamente, com a intensificação da globalização, o consumismo tornou-se a fonte de renda de diversos países, e com o auxílio da explosão de propagandas da mídia, consumir e ostentar tornaram-se um referêncial de felicidade para grande parte do mundo.  Naturalmente, com a intensa inovação de produtos e o uso de propagandas para fortalecer o desejo do consumidor,  o ser humano insconcientemente sente a necessidade de possuí-lo, levando a obsolência perceptiva.   Outrossim, a criação das redes sociais incrementaram uma sociedade alienada com valores invertidos, no que se diz a respeito da ostentação. Naturalmente, a produção em larga escala fortalece o desmatamento com a criação de novas indústrias,  bem como a poluição do ar e o agravamento do aquecimento global, além de também intesificar a produção do lixo sem um fim devido, gerando uma série de problemas ambientais irreversíveis para as futuras gerações devido a crise de valores presente no século XXI junto com a constante pergunta: ''eu sou o que eu sou, ou eu sou o que eu tenho?''   Fica evidente, portanto, que a ostentação está intensamente ligada ao sistema capitalista e a alienação da mídia. Desse modo, cabe ao governo a criação de leis que limitem a quantidade de gases poluentes soltados na atmosfera pelas indústrias, e induzam o reflorestamento de áreas afetadas. Paralelamente, é fundamental palestras em escolas e locais de trabalho pelo Ministério de Educação, que visem o ensino do consumo consciente.