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Enviada em: 25/06/2018

Segundo Sartre, filósofo francês, o ser humano é livre e responsável; cabe a ele escolher seu modo de agir. Logo, com o avanço do sistema capitalista, recai sobre o homem o compromisso de tornar o mundo mais sustentável. No século XXI, a preocupação com a obsolescência programada, oriunda do consumismo voraz e que incide no problema do lixo urbano, reflete essa realidade.       Primeiramente, de acordo com Zygmunt Bauman -sociólogo polonês que reflexiona a pós modernidade- o consumismo é, hoje, movido por uma necessidade de adequação social. Oriundo de tal comportamento, grandes empresas de eletrônicos e eletrodomésticos utilizam dessa necessidade para estrear novidades a todo momento. No entanto, a forma como esses novos produtos são veiculados tenciona os consumidores a crerem que ao adquiri-los serão mais satisfeitos e integrados a determinado grupo. Contudo, esse modo de pensar reprime as preocupações com a qualidade e durabilidade do aparelho, artifício utilizado pela empresas para sustentar a técnica de substituição dos produtos de mercado em tempo programado.       Nesse sentido, a música "Geração Coca-Cola" da banda Legião Urbana traz em sua letra "Quando nascemos fomos programados A receber o que vocês Nos empurram com os enlatados Dos U.S.A, das nove às seis". Essa realidade mecânica é refletida no efeito consumo de aparelhos notoriamente programados para à obsolescência, sem reclamar, pois a sociedade foi "programada" a isto. Entretanto, esse consumismo visceral e vicioso corrobora para o descarte precoce e inadequado dos aparelhos em desuso. Nesse contexto, estima-se que a indústria eletrônica produza 41 ton de "Lixo" por ano. Tornando-se um problema ambiental, vez que esses resíduos causam danos ao meio ambiente e aos seres vivos, por serem dotados de metais pesados e toxicidade.       Fica claro, portanto, a necessidade da sociedade adaptar sua atuação para tornar o mundo mais sustentável. Como o consumismo é a consequência do modelo de produção vigente, cabe às empresas comprometerem-se de forma legal, sujeito à multa pelo mau cumprimento, a se responsabilizar pela reciclagem máxima do lixo oriundo de seus produtos. Através de pontos de coleta e promoção midiática para a adoção populacional. E assim, minimizar as consequência do desuso programado no meio ambiente.