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Enviada em: 17/08/2018

Na década de 1970, inicia-se o processo da Terceira Revolução Industrial, responsável pelo avanço inexorável da tecnologia e da informação no mundo. Esse fenômeno, que perdura até os dias atuais, trouxe progressos imensuráveis para a humanidade. Todavia, o modelo de produção adotado (Toyotismo) acarreta algumas adversidades, sendo a principal delas a obsolescência programada.     Esse termo corresponde à uma ação corriqueira das empresas da contemporaneidade, que em busca de mercados consumidores intermináveis, criam novos modelos do mesmo produto em intervalos de tempo muito curtos, objetivando manter seu monopólio naquele comércio. Além disso, as peças tem uma duração exorbitantemente menor se comparadas às peças produzidas pelo modelo anterior (Fordismo), pois, assim, as chances do produto estragar são maiores, de modo que o consumidor tenha que adquirir um novo exemplar.    Essa prática do capitalismo gera diversas consequências, principalmente sociais e ambientais. A inovação constante aumenta a exclusão digital e acentua as desigualdades entre as classes com maior e menor poder aquisitivo. Ademais, com a obsolescência dos produtos e o seu descarte inadequado, o impacto ambiental se torna incontrolável. Em suma, o uso excessivo de tecnologias tem efeitos prejudiciais em todos os âmbitos da sociedade, inclusive nas relações interpessoais, pois, como afirmou o físico alemão Albert Einstein, "Tornou-se aterradoramente claro que a nossa tecnologia ultrapassou a nossa humanidade".    É necessário, portanto, que determinadas medidas sejam tomadas com o intuito de atenuar os efeitos da obsolescência programada. Primeiramente, é imprescindível que haja uma maior fiscalização pelos órgãos governamentais das empresas que propositadamente criam produtos com menor durabilidade, de modo a desestimular essa prática. Além disso, é de grande valia que os Ministérios da Educação e do Meio Ambiente, em parceria com a mídia, criem campanhas com o fito de informar a população acerca do descarte adequado dos produtos visando reduzir os impactos ambientais causados e, principalmente, objetivando mudar os padrões de consumo atuais, em busca de uma sociedade mais sustentável.