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Enviada em: 27/08/2018

Devido a crise de 1929 e o declínio do fordismo houve a ascensão de um novo modelo de produção , que ao contrário do anterior programa o tempo de vida útil dos produtos para que estes durem cada vez menos, e também lançam diariamente novos produtos no mercado contribuindo diretamente para o consumo exarcerbado que vigora atualmente. Diante disso, deve-se analisar como a mídia contribui para o problema e as consequências deste na sociedade.    Primeiramente, deve-se observar o papel da mídia no cenário atual. Isso porque, a mídia é considerada um quarto poder, e por isso ela é capaz de controlar, padronizar e massificar gostos e opiniões moldando-os de acordo com as vontades da indústria. Dessa forma ela acaba influenciando negativamente toda a sociedade. Segundo o escritor George Orwell "a massa mantém a marca, a marca mantém a mídia e a mídia controla a massa" esse conceito demonstra o grande jogo de interesses existente na sociedade atual,  onde a população é manipulada diariamente e é coagida a acreditar que o ter sobressai ao ser, e que o poder de consumo classifica e determina uma pessoa e quem ela é.   Nesse sentido, essa concepção de sociedade de mercado intensifica ainda mais  as mazelas sociais e os problemas ambientais. Isso porque, com a grande diferença de renda verificada no Brasil, a maioria da população não tem condições de consumir demasiadamente como a indústria impõe. Nessa perspectiva, é criado um abismo entre quem tem e quem não tem poder de consumo, o que agrava problemas como a exclusão e a segregação social. Quanto aos problemas ambientais, vale ressaltar o acúmulo de lixo nos grandes centros, sobretudo o lixo eletrônico,contribuindo para inúmeros problemas.   Fica claro, portanto, a necessidade de conter o avanço da obsolescência programada e seus impactos. Para isso, é preciso que o governo estabeleça limites para as empresas acerca do tempo de vida útil dos produtos, e que estas também divulguem abertamente para a população que utilizam a obsolescência programada na fabricação de suas mercadorias. Ademais, a mídia deve ter um visão mais humanitária para com a população divulgando assim em sua programação os problemas que a segregação social gera, e inserir na sociedade a ideia de que o poder de consumo não deveria classificar pessoas.Além disso, a mídia em parceria com empresas também deve criar companhas e comerciais sobre o descarte correto do lixo e os benefícios dessa ação na qualidade de vida das pessoas.