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Enviada em: 31/08/2018

Como dizia Horkheimer '' A liberdade de escolher o que é sempre a mesma coisa '' , essa frase está ligada completamente com o que se vive depois da crise de 1929. Assim, a tática de sair da crise foi estimular o consumo por meio de sempre inovar os objetos produzidos, fazendo bens de consumo pouco duráveis, diversificados, sempre chamando a atenção do consumidor.     Em primeiro lugar, a forma de comércio se da pelo capitalismo vender, comprar constantemente. Nesse sentido, após a década de 20 que teve como principal característica o modelo do Fordismo que desenhava seus produtos de forma que durassem o máximo possível. Não obstante, acabou sofrendo grande impacto no comércio, pois, como os produtos duravam muito, afetava não só a comercialização, mas também o emprego dos trabalhadores já que, os estoques estavam lotados não fazia sentindo permanecer com um elevado número de funcionários na fábrica havendo um crescente desemprego.     Diante disso, veio o Toyotismo que está presente até nos dias de hoje. Nesse sentido, a principal característica seria um modelo mais flexível que atendesse a todos visando sempre vender mais, inovando cada vez mais seus produtos. No entanto, começou o ciclo de obsolescência programada que seria produtos mecânicos, tecnologias virtuais pouco duráveis, que tinha uma vida curta em conjunto veio o ''Just in time'' produzir de acordo com a demanda permanecer sempre com estoques zero. Dessa forma, como na frase de Horkheimer, fica evidente, que o mercado está sempre com as mesmas mercadorias mudando apenas o designer.     Portanto, o governo deve investir em reciclar todo esse produto que para de ser útil, investindo na chamada ''jugaad'' que na índia é (consertar coisas), seria uma forma de não acabar com a obsolescência, mas de transforma os matérias estragados em novos produtos. Com o intuito de não acabar com a base da economia, geradora de empregos, mas controlar ela de forma sustentável.