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Enviada em: 30/09/2018

Em sua etimologia, obsolescência programada é o ato de propositadamente desenvolver e vender um produto para consumo de forma que se torne obsoleto para forçar o consumidor a comprar a nova geração do produto. Dessa forma, este ato vem fazendo com que as pessoas comprem por comprar e não por necessidade, aumentando assim o índice do consumismo. Ademais, essa problemática, gera a exclusão daquele que não consegue acompanhar.  Primeiramente, a mídia e a propaganda aumentam o consumismo através da manipulação. Isso pode ser explicado pela frase de George Orwell que diz “a massa mantém a marca, a marca mantém a mídia e a mídia controla a massa.” Nesse sentido, as pessoas são influenciadas pelas propagandas e mídia, fazendo com que comprem de imediato, por prazer, sem pensar nas consequência futuras. Dessa forma, sentem necessidade de acompanhar as gerações dos produtos e se sentem mal se não conseguirem obter o produto desejado. Ademais, a obsolescência programada e consumismo exclui aqueles que não possuem dinheiro para acompanhar as novidades.  Além do mais, a exclusão causada pela obsolescência programada gera problemas psicológicos como depressão. O mundo de hoje é extremamente desigual e com produtos com prazo de validade, os excluídos tornam-se ainda mais excluídos. Nesse sentido, aqueles que não possuem dinheiro para acompanhar o desenvolvimento sente-se excluído podendo desenvolver depressão, uma vez que todos possuem o produto e ele não. Dessa forma, a obsolescência programada em alguns aspectos prejudica mais do que beneficia.  Logo, a obsolescência programada gera problemas na vida do ser humano. Buscando resolver isso, cabe ao governo aplicar medidas que acabe com o prazo de validade dos produtos a fim de todos possuírem direito ao acesso. Ademais, isso diminui o consumismo e torna a população menos desigual.