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Enviada em: 21/02/2019

Hordiernamente, a humanidade habita na caverna do consumismo, teorizado pelo filósofo Aristóteles na obra mito da caverna, a qual foi criada e estimulada pelo sistema capitalista.Isso é um fato, pois a sociedade atual é fomentada pelo consumo, a qual é simbolizada pela luz no final da caverna os impedem de ponderar e relacionar com o meio ambiente de modo harmonioso.Nesse contexto, os perigos da obsolescência programada são representadas em dois pilares o da ideologia do consumo e a predação da natureza pelo homem.       Um dos pilares é protagonizado pela ideologia tecnológica da terceira Revolução Industrial  nas redes sociais sobre a avidez pela novidade, teorizada pelo filósofo Zigmunt Baumant. De modo análogo, as redes sociais por meio de anúncios e a exposição de figuras publicas fomentam e moldam o estilo de vida cerceados pelos bens de consumo ao invés de priorizarem o convívio social.Logo, torna-se fundamental que haja o empoderamento social, teorizado por Pierre Bourdieu, dos indivíduos mediante a reflexão e a antropofagia dessa cultura ensinada pelo movimento tropicalista.       Outra vertente mister dessa problemática consiste na relação predatória do ser humano com o meio ambiente.Isso ocorre, pois o homem mediante a obsolescência dos produtos e os delírios do modismo trabalham longas jornadas para comprarem sempre os produtos lançados e assim encontrarem a satisfação pessoal passageira. Logo, é primordial que  as Ong´s com a população façam campanhas de conscientização sobre o neofilismo que as cercam.        Mediante o exposto, sobre os perigos da obsolescência programada tais quais, a ideologia do consumismo e a relação predatória do meio pelo homem.Diante disso, é mister que a população com as Ong´s realizem campanhas nas mídias que conscientizem a respeito do consumo desenfreado irracional as quais são transmitidas e reproduzidas por essas. Em efeito, haverá racionalização e antropofagia dessa cultura.