Materiais:
Enviada em: 21/11/2018

A obsolência programada, ou seja, o processo em que mercadorias são fabricadas com o intuito de apresentarem algum tipo de limitação em tempo predeterminado a fim de que se tornem rapidamente obsoletas, é utilizada pelas indústrias para aumentar e estimular o consumo.Apesar de ser um método antigo, na contemporaneidade se tornou extremamente complexo com o desenvolvimento da ótica capitalista,influenciando consumidores e contribuindo para o aumento de problemas ambientais.Norteados pelo lucro,empresas deixam em segundo plano a consciência ambiental e qualquer tipo de preocupação com seus consumidores,focando apenas na expansão das vendas.      É importante ressaltar, antes de tudo, que as empresas colocam sua lucratividade em primeiro lugar. Nesse sentido, é possível perceber, por meio do mercado de Smartfones,como funciona a dinâmica da obsolência programada:o telefone vendido tem atualização de software com duração limitada,forçando a obsolência física do aparelho em tempo predeterminado,isso sem que o cliente seja devidamente informado.Dessa forma, em certo período de tempo, já calculado pelo fabricante, os aparelhos vendidos se tornam ultrapassados ,ocasionando compra de novos produtos e descarte dos antigos.Essa situação só é vantajosa para as empresas,uma vez que o meio ambiente é prejudicado e o cliente também,pois precisa, de forma cíclica,desembolsar dinheiro para se manter atualizado.         Além disso,por meio de estratégias de marketing,as indústrias criaram a obsolência psicológica,que também impulsiona as vendas.Todo anos, grandes corporações realizam megaeventos para o lançamento de suas novidades,sempre mais modernas e atraentes para o mercado consumidor.Dessa forma,muitas pessoas,inebriadas pelo sistema de consumo,compram produtos por modismo,acelerando ainda mais o já rápido ciclo de obsolência física dos bens de consumo.     É possível perceber,portanto,que o sistema capitalista atual encontra métodos de se retroalimentar,passando por cima de questões éticas e ambientais,mirando especificamente em mais vendas e lucros. O consumidor perde em amplos aspectos,pois o ambiente fica cada vez mais poluído e machucado, tudo para que seus anseios consumistas sejam artificialmente preenchidos em um ciclo que se propaga de forma predeterminada pelas corporações.Infelizmente, o panorama é sombrio, pois ,como os países almejam crescimento,é contra sua política ir contra um mercado que também segue a mesma diretriz.Nesse sentido, a probabilidade mais concreta é que métodos como a obsolência programada se desenvolvam, fruto da já difundida dinâmica mercadológica,aprofundando ainda mais os danos ambientais em nossa sociedade.