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Enviada em: 27/01/2019

Durante a década dos anos 1950, nasceu a ideia da felicidade a partir do consumo que tornou o mundo grande produtor de mercadorias programadas para falhar. A obsolescência programada é um fenômeno no qual reduz o prazo de desempenho total de um produto que intensificou-se com o advento das novas tecnologias e da internet e além disso denotou a existência da obsolescência perceptiva onde há uma percepção da evolução entre o novo e ‘’antigo’’ estimulando o mercado consumidor e o descarte inapropriado dos resíduos elevando a poluição do planeta.    No ano de 2001, quando ocorreu o atentado terrorista a World Trade Center em Nova York, o presidente em exercício George W. Bush estimulou os cidadãos norte-americanos a fazer compras em meio a uma tragédia nacional. Este fato demonstra um risco a sustentabilidade do planeta, considerando que moda e meios tecnológicos como os principais produtos que tornam-se obsoletos rapidamente fomentando os ideais consumistas dos indivíduos e principalmente o descaso com o meio ambiente a partir do aumento na produção de lixo.     Comprar, falhar e descartar. É como ocorre, de forma cíclica, a redução progressiva da vida útil dos objetos feitos para o descarte. O crescimento da produção do lixo em conjunto com o descarte inapropriado deste lixo é, atualmente, um dos principais perigos da obsolescência de artigos. Exemplificando, o descarte em áreas como o mar danifica o ecossistema pela morosidade para a decomposição de materiais interferindo na vida aquática, além disto o uso de incineradores para deteriorar o lixo auxilia na liberação de gases poluentes como a dioxina, que é um composto cancerígeno.     Dentre isto, buscando evitar a perpetuação dos riscos ambientais provindos da obsolescência programada faz-se necessário a mobilização da sociedade em união com os Ministérios da Saúde, Educação e Meio Ambiente com o intuito de conscientizar-se sobre os riscos à saúde e ao planeta a partir da criação de projetos em âmbitos como as escolas sobre educação ambiental com palestras informativas e dinâmicas incentivando a ideia de cuidado com a Terra, além da iniciativa de instituições privadas de produção de mercadorias aumentar o tempo de vida útil dos produtos visando reduzir a produção de lixo e dos impactos ambientais.