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Enviada em: 27/03/2019

Como a crise econômica de 1929 afetou diversos países, com o Brasil não seria diferente. Durante essa época, notou-se que muitos produtos que eram fabricados não conseguiam sair de seus estoques; isso afetou diretamente o "bolso" do vendedor, o qual, nos anos seguintes, pensou em soluções para que a população pudesse consumir cada vez mais no menor espaço de tempo. Resultando, então, na obsolescência programada que, no século XXI, tem consequências na sociedade brasileira preocupantes.             Em primeiro lugar, como influência da globalização, os "shoppings", mercados e lojas viram, cada vez mais, a segunda casa da população consumidora, visto que, para ela, comprar tornou-se um hábito. Entretanto, com a vida útil dos produtos sendo programada para cessar o funcionamento antes do tempo previsto, essa prática desonesta alimenta mais o consumismo e essa rotina de comprar deixa de ser enxergada como uma prática natural da época moderna, mas como uma doença.        Além disso, mesmo com a lei Nacional de Resíduos Sólidos feita pelo Partido dos Trabalhadores, as empresas fabricantes continuam burlando leis ou não investindo na importância de descarte de lixos produzidos e, como efeito a curto prazo, torna-se mais difícil o contato e o acesso da população à informação sobre as melhores ações.       Em suma, medidas são necessárias para reduzir esses impasses. Para isso, o Ministério da Justiça deve, por meio da Polícia Federal, dedicar-se a investigações mais detalhadas e frequentes, para identificar com mais agilidade os burladores de leis. O Estado, então, deve criar um "ranking" de empresas que melhor prestam assistência à comunidade, em relação a quais medidas esta deve tomar de acordo com cada produto despejado, e prendá-las, a fim de que outras empresas comecem a participar mais sobre esse assunto - por meio de estímulos. Por fim, o Ministério da Saúde com a participação do Ministério da Educação, devem disponibilizar atendimentos psicológicos gratuitos a escolas para que trabalhem, desde cedo, as reflexões sobre o consumo e o comportamento da sociedade perante isso.