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Enviada em: 04/06/2019

A crise econômica de 1929 e a explosão do consumo em massa nos anos 50 mudaram a mentalidade da população e consagraram a tática de obsolescência programada. Porém, sua prática é antiética, no momento que leva propositalmente o consumidor a sempre estar comprando novos produtos dos quais não têm necessidade. Por isso é visível uma problemática com base em fatores econômicos que deve ser analisada. Adam smith, o "pai da economia", disse que o consumo é a única finalidade e o único propósito de toda produção. Sob esse viés, a realidade é totalmente fiel a isso, pois o capitalismo exacerbado das empresas leva a uma produção em massa para que a população compre sempre mesmo que não necessite. E para que isso ocorra, a estratégia de manipular os bens de consumo alterando sua vida útil é amplamente utilizada, colaborando para uma maior produção de lixo e uma maior taxa de emissão de poluentes na atmosfera. Ademais, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) define como direito ao cidadão o acesso à informação referente às características de um produto bem como sua durabilidade e forma de descarte. No tocante a isso, a estratégia de ocultação de informações relacionadas ao tempo de vida de produtos ou de ações que diminuam esse período são contra a lei e passíveis de punição. A exemplo disso, uma autoridade antitruste Italiana multou a empresa Apple em 10 milhões de euros e a Samsung em 5 milhões de euros por "práticas comerciais incorretas" ao lançarem atualizações que encurtavam a vida útil de celulares. Como consequência dessa estratégia de grandes empresas, aumenta-se a quantidade de lixos eletrônicos levando a um impacto ambiental relacionado aos metais pesados que penetram no solo proveniente desses produtos. Portanto, é mister que o Estado tome providências para superar o impasse em questão. Para a conscientização e disseminação de informação a população Brasileira, urge que Ministério da Economia crie, por meio de verbas governamentais campanhas publicitárias nas redes sociais que detalhem a estratégia de empresas que buscam a venda a qualquer custo com uma enorme quantidade de produtos e que advirtam os internautas do perigo dessa tática, sugerindo ao interlocutor buscar sempre informações para que não sejam vítimas da indústria. Somente assim, será possível combater o atual consumo desenfreado e os perigos da obsolescência programada imposta pelas empresas na atual sociedade.