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Enviada em: 11/10/2017

As relações desenfreadas da cultura do consumo é uma das principais causas dessa obsolescência programada, pois o grande descarte de objetos lançados no meio ambiente tem provocado essa instabilidade social. A maneira de excluir, o aumento da poluição são consequências dessa problemática. Nesse sentido, entende que é fundamental novas ampliações desse debate ocorrendo a devida ressocialização desses objetos. A revolução industrial foi uma das pioneiras ao encarar as relações de consumo, ou seja, proporcionou alterações significativas em toda cadeia produtiva. Como por exemplo, as relações de compra e venda, observa-se que as relações sociais foram pautadas pelas relações de consumo, por isso o termo ¨cultura do consumo¨ é tão presente na sociedade. O nefasto dessa política é que o consumismo atingiu proporções gigantescas alterando todo um ciclo social. Como por exemplo, nas quantidades de produtos descartáveis gerando poluição ambiental, além disso, no aumento de trabalhos escravos para uma rápida confecção, tornando a sociedade um ser alienante e não enxergando a sua própria realidade. outro fator contribuinte dessa problemática foi a globalização,encurtando as distâncias e na rápida propagação de seus objetos. Entretanto, os riscos não são facilmente perceptíveis, pois os problemas sociais são agravados nessa política, a globalização possui dois viés e a desigualdade social é uma delas. Dessa forma, é preciso compreender que a obsolescência programada é uma continuidade dos variados problemas sociais. Portanto, é necessária toda um replanejamento social. Dessa maneira, é fundamental encarar as relações consumistas com outros olhos. Para tanto, o indivíduo deve utilizar o bom-senso e perceber se realmente precisa daquele objeto, pois assim ele efetivamente diminuir a poluição ambiental no processo de descarte. Além disso, uma ampliação na política de reutilização, reciclagem.Como por exemplo, em campanhas sociais de descarteis de objetos. Dessa forma, toda a configuração social é alterada.