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Enviada em: 19/10/2017

A Crise econômica e consumo em baixa foram os motivadores para a criação da obsolescência programada, na década de 30 porém, ainda vigentes nos dias atuais. Porém, pouco ou nada é discutido com relação ao consumo desenfreado e à obsolescência programada de determinados produtos, bem como sobre os impactos ambientais que eles provocam.   Atualmente, a principal justificativa das empresas para criar novos modelos de um produto é o avanço da tecnologia. Estudos recentes mostram que, entre todos os eletrônicos, os celulares e Smartfones são os campeões. Os consumidores são obrigados a descartar os produtos adquiridos em um prazo muito menor e a substituí-los por novos, que provavelmente também tiveram sua durabilidade alterada e esse ciclo infinito de consumo acaba tornando-se um grave problema, não apenas aos consumidores brasileiros.   Dessa forma, O aumento de lixo eletrônico e tóxico, bem como a falta de informações claras sobre como deve ser realizado o descarte destes produtos obsoletos, tem provocado impactos ao meio ambiente e à qualidade de vida da população mundial ao longo dos anos. O consumismo é o principal causador da degradação ambiental. Essa degradação se estende desde o uso da matéria-prima, gastos com energia, água, produtos químicos e demais insumos durante o processo de fabricação, segue pela comercialização até atingir o descarte dos produtos e de suas embalagens.   Diante deste quadro, é necessário que haja uma maior atuação estatal unido ao ministério do meio ambiente no sentido de regular e criar políticas públicas que de fato garantam um meio ambiente equilibrado, mudando totalmente os atuais padrões de consumo, através de uma fiscalização mais rígida das empresas que praticam a Obsolescência Programada. O consumidor por sua vez, precisa racionalizar e combater o consumismo, ciente do enorme impacto de sua atividade para o meio ambiente. Procurando ajuda psicológica para um tratamento do consumismo desenfreado, afim de aprender a consumir novamente de forma controlada.