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Enviada em: 21/03/2018

Obsolescência programada é a capacidade de um bem de consumo se tornar obsoleto,ultrapassado,porém,isso não ocorre de forma natural,mas sim com controle das empresas. Tal fato é uma herança da Terceira Revolução Industrial, do Toyotismo, modelo de produção altamente especializada e voltada para o consumismo. Essa problemática gera consequências tanto sociais quanto ambientais.   A priori,muitos problemas sociais decorrem desse controle feito pelas empresas. Um deles ocorre devido aos padrões de consumo impostos, os quais contribuem para a diminuição da autonomia das pessoas e consequentemente há um aumento da insegurança e depressão. Na sociedade de consumo,os produtos e os gastos são vistos como sinônimos de felicidade,contudo, não suprem as necessidades do ser humano,por conta disso, a pessoa consome muito e nunca se satisfaz.Como consequência as pessoas se sentem deprimidas e sozinhas.   A posteriori, as consequências ambientais são tão ruins quanto as sociais. A obsolescência programada gera um aumento de produção, uma vez que há crescimento do consumismo.Tal fato evolui a degradação da natureza, a produção de gases, de lixo e a poluição da água. Sendo assim,a emissão de gases contribui para a intensificação do efeito estufa e consequentemente, do aquecimento global.Corroborando para a alteração de relações ecológicas e possibilitando a extinção da vida.O físico Stephen Hawking disse em documentário que a humanidade só poderia sobreviver se fosse para outros planetas,ou seja, para o renomado físico, a Terra não irá suportar a exploração que está sofrendo e chegará um momento que as condições de vida não serão mantidas. Logo, os hábitos atuais devem ser mudados.  A obsolescência programada é um grande problema do século XXI, portanto, medidas devem ser tomadas. Para isso,leis de mercado devem ser criadas pelo legislativo, com o intuito de punir àqueles que manipulam os produtos de alguma forma.Outrossim o governo deve investir no ensino de economia aos jovens,mostrando as consequências desses hábitos de consumo. Somado a isso, a mídia deve veicular, por meio de propagandas, um ensino sobre meio ambiente,ressaltando os futuros problemas dos hábitos atuais. Somente com essas medidas,a manipulação das empresas pode ser controlada e suas consequências remediadas.