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Enviada em: 29/03/2018

Devido a um modelo de produção em massa denominado Fordismo, na década 20, empresas procuraram maneiras que encorajassem seus públicos-alvos a consumirem cada vez mais, portanto, criaram um método que programava a obsolescência de seus produtos em um curto período de tempo, preservando suas qualidades, mas diminuindo a durabilidade. No entanto, a ânsia pela obtenção de mais lucros trouxe prejuízos a sociedade no que concerne os direitos dos consumidores, seus modos de vida e o meio onde estão inseridos, persistindo até nos dias atuais. Destarte, é necessário que haja um debate acerca da problemática e que promovam medidas que visem o fim dos abusos das indústrias.       O sistema capitalista de produção, aliado às publicidades, acentua as consequências prejudiciais ao meio ambiente e a alienação de toda uma sociedade de consumo. O consumismo é extremamente incentivado pelos meios de comunicação, porém as partes interessadas não são conscientizadas dos perigos associados ao ciclo de consumo e descarte, como a poluição ao meio ambiente e a saúde da população envolvida, tendo a obsolescência programada como fator que faz com que esse ciclo aconteça com cada vez mais frequência, aumentando seus riscos derivados. Assim, é essencial que as empresas fornecedoras verifiquem todos os riscos envolvidos em seu modo de produção e passem a implementar medidas orientadas a preservação do meio ambiente.       Por não se preocuparem o suficiente, os consumidores têm suas parcelas de culpa quanto aos resultados desastrosos desse ciclo vicioso de produção e consumo, mas ao mesmo tempo são vítimas, visto que são prejudicados pelos abusos cometidos pelas empresas que têm como prioridade o lucro. A obsolescência programada causa danos às situações financeiras dos consumidores, quando se deixam levar por propagandas enganosas, e ao modo de vida que levam, porque o persistente incentivo de consumo cria uma sociedade superficial e engessada, preocupada mais com o que consome do que com o meio onde vive e suas relações interpessoais. Então, é necessário uma melhor classificação de qualidade e durabilidade dos produtos em suas vendas, de modo que isso alerte os consumidores, e uma promoção menos alienadora.       Fica claro, portanto, que é imprescindível uma reestruturação do modo de produção das indústrias, visando a preservação do meio ambiente e a conservação da saúde da população. É importante que repassem informações pertinentes acerca do uso e descarte dos seus produtos, por meio da reciclagem, para que as próximas gerações e a atual usufruam de uma melhor qualidade de vida e sem poluição. Os consumidores devem também comprar produtos de melhor qualidade e durabilidade, tendo seus direitos assegurados, a fim de elevar o nível de produção e consumo, enfraquecendo o método de obsolescência.