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Enviada em: 07/06/2019

No período joanino, no Brasil, algumas escolas foram abertas e, nesse cenário o ensino era baseado nos princípios aplicados na França por utilizar o mesmo modelo. Atualmente, essas semelhanças começam a se alterar, pois, os meios tecnológicos provocaram debates a cerca da perspectivas do ensino individualizado e dos desafios da educação à distância (EAD) em relação a  sua padronização.     Em primeiro lugar, é importante analisar a didática à distância sob a perspectiva de Paulo Freire. O professor, ressaltou que é importante ensinar com base nas dificuldades de cada aluno, individualizando o ensino de forma a melhorar o aprendizado do discente. Nesse sentindo, é elementar que o ensino à distância segue tal metodologia, pois, geralmente a modalidade EAD possui ferramentas para o acesso de conteúdo fragmentado - como galerias de vídeo aulas - a fim de que o aluno busque aquilo que ele tem maior dificuldade e interesse de aprender.     Entretanto, existem desafios no âmbito da padronização e regulamentação desse modo de ensinar. O Ministério da Educação, por meio do Plano Nacional de Educação (PNE) expõe as diretrizes, metas e estratégias para a política educacional vigente e, nesse contexto, torna-se imprescindível para o funcionamento adequado do ensino - que tenha como meio a tecnologia -, um documento feito para organizar tal prática dentro de todo território brasileiro. Assim, além de favorecer a eficiência do procedimento em questão, as ideias vão de encontro ao Positivismo, que afirma que somente com ordem é capaz de gerar o progresso.       Portanto, o Ministério da Educação deve em parceria com as Secretarias Educacionais de cada Estado da federação, redigir uma regulamentação para a modalidade à distância, expondo os conteúdos que são necessários para a formação dos alunos e exigindo provas de proficiência, a fim de comprovar a capacidade do discente, antes de dar a ele o certificado de conclusão de curso, desse modo, os centros formadores de profissionais teriam base do que eles deveriam seguir.