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Enviada em: 15/06/2019

No século XVIII, o século das luzes, o movimento iluminista ganhou força e trouxe consigo um dos grandes símbolos da difusão do conhecimento da época, a Enciclopédia. De modo análogo, no hodierno cenário brasileiro a educação à distância tem se consolidado cada vez mais na conjuntura atual, visto que, democratiza o acesso ao ensino no País. Entretanto, tendo em vista que, tal modalidade de formação ainda é desvalorizada e banalizada, o Brasil ainda tem desafios a ser superados no que diz respeito a isso.          A princípio, é notória a quantidade de indivíduos que usufruem e são beneficiadas pelo sistema de educação não presencial. De acordo com um censo de 2016, cerca de 1,5 milhão de brasileiros optaram por esse tipo de educação, o que representa uma porcentagem de 18,6% em relação às matrículas totais. Tais números tendem apenas a crescer, pois, a modalidade é uma opção interessante aos que têm limitações financeiras para arcar com os altos preços do ensino presencial, dificuldades de locomoção devido às distâncias e aos que têm rotinas exaustivas, devido a outras atividades, como o trabalho. Logo, é visível que, pelos números a didática do sistema EaD é essencial para a formação e democratização e flexibilização da educação no Brasil e no mundo.         Em segundo plano, vale ressaltar que, embora exerça um papel de difusão ao acesso à educação, a modalidade à distância ainda é motivo de preconceito e banalização. A conjuntura social tem sérios problemas no que se refere à aceitação de algo diferente do tradicional e vigente. Posto isso, os cidadãos que aderem ao modo virtual de ensino sofrem pré-julgamentos acerca dessa escolha, uma vez que, impera no corpo social o mito de que, o aprendizado só eficiente e de qualidade se esse for feito em uma sala concreta e de frente para o professor. Por fim, é essencial quebrar esses paradigmas, afinal, é de conhecimento público que, o sistema EaD consegue ser tão eficaz quanto os demais.          Portanto, é de suma importância que, o conjunto sociedade e governo apoie e valorize tal sistema. A priore, o Ministério da educação deve promover investimentos a esse tipo de ensino, por meio de maiores incentivos, melhora da qualidade do ensino e maior promoção de bolsas do Prouni e FIES à população, a fim de democratizar e capacitar ainda mais a educação. Ademais, e seu poder de persuasão deve influenciar a sociedade à aceitação e à confiar no no Ead, por meio de suas propagandas e documentário que traga relatos reais de pessoas que mudaram de vida por meio dessa, a fim de propor reflexão ao corpo social. Para assim, as perspectivas que beneficiam a educação à distância aumentem e seus desafios sejam sanados.