Materiais:
Enviada em: 24/06/2019

No século XXI, a graduação a distância tornou-se uma opção atraente no âmbito do ensino superior. É possível perceber, que no Brasil, o ensino a distância oferece perspectivas favoráveis aos alunos que optam por essa modalidade de estudo, ao mesmo tempo que impõe preocupantes desafios, visto que proporciona ao aluno a chance de profissionalizar-se de forma mais autônoma, com horário flexível, por outro lado a desconfiança de empresas quanto à qualidade dos cursos a distância é uma barreira no ingresso do indivíduo ao mercado de trabalho.    Referente às perspectivas do ensino a distância, no Brasil, pode-se perceber que a liberdade conferida ao estudante pela versatilidade do horário contribui positivamente na rotina do indivíduo. Ao oferecer pouca restrição, essa forma de ensino permite que o aluno estude no horário que lhe for mais conveniente, ao deixar que desempenhe outras atividades também. Segundo a Associação Brasileira de Educação a Distância, o principal motivo de escolha por essa opção estudo se deve ao fato de permitir que os alunos possam trabalhar e estudar, o que é muito difícil de se fazer quando se opta por uma faculdade presencial, por causa de horário e espaço limitantes.    Por outro lado, existem fatores que dificultam que os graduados em cursos a distância ingressem no mercado de trabalho. Muitas empresas, em nosso país, apresentam resistência em contratar pessoas com formações não presenciais, uma vez que duvidam da real qualidade desse método de ensino. Segundo o Índice Brasileiro de Geografia e Pesquisa, 25% das empresas preferem contratar profissionais com graduações presenciais.     Desse modo, é evidente o caráter promissor presente nas perspectivas da educação a distância no Brasil. Faz-se, portanto,necessário,para diminuir as dificuldades enfrentadas pelos alunos que escolhem a modalidade não presencial, que o poder Executivo, junto ao Ministério da Educação, crie um plano de ações auxiliadoras, que objetive promover palestras nas empresas, ministradas por profissionais em gestão empresarial, para explicar o funcionamento dos cursos, com apresentação de dados sobre o desempenho desses alunos quando comparados aos de ensino tradicional, bem como a importância igual conferida pelo MEC para os dois tipos de curso e diploma, com o objetivo de sanar a resistência das empresas quanto a esse tipo de formação profissional, para auxiliar o ingresso de todo tipo de aluno graduado no mercado de trabalho.