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Enviada em: 09/07/2019

A  educação à distância (EAD) tem crescido no Brasil  nos últimos anos. Segundo a História, com a Terceira Revolução Industrial houve um alavanque na tecnologia que passou a ser parte da  vida, em todas as áreas, da sociedade. Assim, a educação não está esclusa dessa  realidade de inovação, porém isso trouxe algumas dificuldades tanto para ela, quanto para os alunos. Diante dessa perspectiva, cabe avaliar quais fatores geram esses desafios.         Em primeiro lugar, um dos obstáculos é a auto disciplina que o aluno deve possuir, pelo fato de não haver uma monitoria de seus estudos. Conforme o filme Tarzan, da Disney, o personagem principal desconhecia a língua dos homens e, com isso, começa a aprende-la quando Jane e o cientista professor o ensinam, mas só foi possível pois existia alguém ajudando Tarzan a ter disciplina. Dessa maneira, os estudantes também têm a necessidade de ter algo os auxiliando na constância  e organização do aprendizado. Que é o que uma instituição presencial pode oferecer. Logo,  se o discente não obter a determinação e um sistema, dificilmente cursará com eficiência.         Ademais, há pouca qualidade de ensino em várias instituições à distância. De acordo com César Collegori, presidente da Inst. Bras. Sociologia Aplicada, diz que estamos formando profissionais deficitários, que percorreram negativamente no ensino de outros e no trabalho. Assim, é notório perceber que se há um ensino precário nessas instituições, devido o fato, das faculdades e técnicos não estarem dando o necessário para os alunos que as usam. Com isso, os profissionais terão dificuldades no mercado de trabalho. Por conseguinte, as EADs devem melhorar sua habilitação.       Em suma, a aprendizagem fora de uma instituição presencial traz consigo obstáculos. Dessa forma, cabe aos familiares e aos amigos ajudarem os estudantes através de motivações, incentivos e verificações dos estudos, para que o aluno tenha disciplina na hora de estudar. Outrossim, a Secretária da Educação deve proporcionar a qualificação das instituições à distância, por meio de condições como o contrato de professores mais capacitados, currículos mais específicos e aulas praticas com maior frequência, assim os profissionais serão melhor capacitados. Com isso, os EADs estarão um passo mais próximo da revolução educacional.