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Enviada em: 04/08/2019

Com o advento da Terceira Revolução Industrial, os meios de comunicação evoluíram vertigenosamente, com isso, surgiu a possibilidade de estudar à distância. No entanto, apesar de ser um modo mais flexível de obter conhecimentos e qualificação profissional, no contexto brasileiro, tal modalidade enfrenta uma série de desafios. Assim, convém analisar os principais empecilhos da problemática.    Em primeiro lugar, destaca-se as disparidades regionais de acesso a internet como um desafio. Isso acontece porque as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, começou a ser integrada no território nacional, de fato, a partir dos anos 50 em diante. Por outro lado, as regiões Sul e Sudeste, que sempre apresentou um alto desenvolvimento tecnológico, sendo assim, a população dessa região são mais favorecidas. Por conseguinte, de acordo com o portal G1, apenas 30% dos habitantes do Norte têm internet em casa, enquanto no Sudeste, esse percentual corresponde a mais de 80%. Desse modo, fica claro, que a desigualdade regional é um desafio para a educação à distância.    Outrossim, ressalta-se os baixos investimentos como impulsionador. Segundo o economista Arthur Lewis, a educação não pode ser considerada uma despesam, ela é um investimento com retorno garantido. Sob esse viés, percebe-se que o Brasil vai de encontro com tal pensamento, já que no país a educação é vista como uma despesa. Em decorrência dessa atitude, o aluno tem sua formação afetada e, no caso das instituições privadas, muitas vezes não tem o seu curso reconhecido pelo Ministério da Educação.      Portanto, com o objetivo de atenuar esses desafios, cabe ao Governo Federal incentivar as empresas do ramo da comunicação, a se integrar nos territórios menos favorecidos; Isso deve ser feito, por meio de concessões ficais, a fim de que, a população brasileira passem a ter iguais oportunidades nessa nova modalidade de estudo. Ademais, é dever do Ministério da Educação, a partir de verbas, amplie os investimentos, de forma eficiente no setor da educação à distância.