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Enviada em: 07/08/2019

A Educação à distância (EaD) já é uma realidade no Brasil. Com o surgimento de novas tecnologias, os mecanismos de propagação do ensino também tiveram que se modernizar e, por isso, os institutos educacionais criaram cursos que, seja pela internet, DVDs ou televisão, permitem que pessoas de qualquer parte do país possam aprender. Apesar de ser um passo a mais na democratização do ensino, a EaD ainda sofre com a baixa inclusão digital no país e o preconceito.          Um aspecto a se considerar é o fato de que é a EaD torna muito mais fácil e atraente o acesso aos cursos profissionalizantes por conta do seu baixo custo quando em comparação com seus concorrentes presenciais. Além disso, a flexibilidade do cronograma é um ponto forte por se adequar ao cotidiano dos alunos. Todos esses fatores contribuem para uma maior facilidade de inclusão no mercado de trabalho das classes baixas e médias sendo que a tendência é se expandir visto que a mão de obra especializada é mister para vários setores trabalhistas.          Entretanto, ainda há uma enorme discrepância no tocante ao acesso às tecnologias de informação no Brasil pois, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 51% da população brasileira ainda não estão incluídas no mundo digital. Isso impede, portanto, que as regiões desfavorecidas possam usufruir da EaD, o que acarretará em uma desigualdade ainda maior. Além disso, o desconhecimento gerado por esse fator transformar-se em preconceito dentre os indivíduos acostumados apenas aos cursos presenciais.         Portanto, a fim de sanar os desafios da educação à distância no Brasil, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações deve realizar um trabalho de inclusão digital ao tornar a população marginalizada mais atrativa para a iniciativa privada e empresas de telecomunicações de maneira que elas possam estender os serviços de informação até as áreas desfavorecidas por meio de parcerias com a população que, em troca, pode realizar serviços para essas empresas.