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Enviada em: 14/08/2019

No movimento das Diretas já, que ocorreu na década de 80, a população brasileira lutava pela democracia para que através dela pudesse eleger seus próprios candidatos. De semelhante maneira a democracia pode ser aplicada também na educação por meio da internet, tornando o acesso ao ensino algo comum à todos. Porém, a expectativa disso se tornar realidade vai de encontro a alguns desafios, como a falta de investimentos em pesquisa para se desenvolver uma internet mais eficiente. Em primeira análise, cidadãos que moram no interior costumam ter muitas dificuldades para acessar à rede. Isso se evidência pela limitação da tecnologia praticada atualmente em todo o país, que se limita a atender com excelência apenas as capitais  e grandes cidades. Inclusive, essa realidade não democrática difere totalmente dos ideais do movimento das Diretas já, em que se buscava algo para todos os brasileiros.  Consequentemente, a educação à distância não se mostra plausível a todos os cidadãos do país. Pois, embora exista bom conteúdo nos canais de educação no YouTube ou em sites de professores, uma grande parcela da população é impossibilitada de usufruí-las. Desse modo, fica evidente a necessidade de intervenção no intuito de tornar essa questão mais viável. Portanto, a fim de solucionar o impasse, o Ministério da Ciência e Tecnologia deve investir na expansão da tecnologia de internet através da disposição de bolsas de pesquisa para pesquisadores da área com o intuito de ampliar o acesso à rede também nos interiores do país.  Assim sendo, esse desafio que a educação à distância  no Brasil enfrenta será solucionado, possibilitando, por sua vez, uma perspectiva maior e melhor acerca da educação à distância, tornando - a mais democrática como foi o movimento da década de 80.