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Enviada em: 16/08/2019

No filme ''Sociedade dos Poetas Mortos'', um professor torna os alunos mais interessados em aprender, por tornar o ensino mais lúdico e simples. Felizmente, isso acontece no Brasil atual, pois graças ao ensino à distância, é possível facilitar o acesso à educação. No entanto, é importante afirmar que essa modalidade de ensino enfrenta desafios, tal como a falta de contato pessoal entre os alunos dos  respectivos cursos.     A priori, é necessário ressaltar que a democratização é indispensável, pois diante do ritmo acelerado do século XXI, o tempo que as atividades diárias e o trabalho tiram da maioria das pessoas, por exemplo, impossibilita boa parte da população de ter acesso aos cursos presenciais nas universidades. Isso é extremamente benéfico à sociedade como um todo, porque pessoas mais instruídas podem atuar ativamente para o desenvolvimento social, uma vez que a educação é capaz de aguçar a capacidade crítica dos indivíduos. A título de ilustração, a Inconfidência Mineira surgiu a partir de intelectuais, consumidores assíduos da cultura e estudantes notórios, demonstrando, assim, como a educação é importante para moldar o futuro.     Nesse contexto, faz-se indispensável frisar que a interação entre os alunos enriquece o conteúdo das aulas. Isso ocorre porque diante de perspectivas divergentes é viável debater e incrementar opiniões em conjunto, ao contrário do que acontece em modalidades de ensino à distância, pois nela o estudante assiste aulas sem a companhia de outros alunos, privando-se, destarte, da presença humana e das instigações que ela trás.     Fica claro, portanto, que o ensino à distância democratiza o conhecimento, mas ainda possui falhas estruturais. Desse modo, é indispensável que o Ministério da Educação, responsável pela administração do ensino no país, aumente o contato entre estudantes que participam de aulas à distância. Isso pode ser realizado por meio de um mapeamento, fornecido pelas universidades que adotam o sistema à distância, da localização dos alunos participantes dos cursos. Com esses dados, é possível agrupar estudantes que já estão próximos logisticamente e façam o mesmo curso, sugerindo, logo, um encontro para debater temas referentes aos assuntos estudados. Sendo assim, falhas do ensino à distância podem ser aprimoradas e o acesso à educação será ainda mais enriquecedor e democrático.