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Enviada em: 19/08/2019

A Revolução-Técnico-Informacional, iniciada em meados do século XX, inaugurou diversos avanços no setor de informática. Esse movimento de modernização tecnológica permitiu a criação e ascensão da Educação à Distância (EaD), auxiliando no processo de democratização da aprendizagem. Contudo, há desafios nessa modalidade de ensino, como a fiscalização inadequada em relação ao controle de qualidade. Portanto, hão de ser analisados tais fatores, a fim de resolve-los de forma eficaz.       A princípio, cabe ressaltar a importância que o ensino à distância tem no Brasil. De acordo com Steve Jobs, um dos fundadores da "Apple", a tecnologia move o mundo e o EaD tem mudado a vida de muitos brasileiros que querem estudar, mas não podem se dedicar integralmente a isso. O EaD é uma maneira de democratizar a educação devido a flexibilidade de horário, já que não é necessário que os estudantes estejam diariamente em alguma instituição de ensino. Além disso, os valores dos cursos EaD geralmente são menores que os presenciais. Desse modo, as pessoas que precisam realizar outras tarefas em tempo integral têm a possibilidade de continuar estudando por meio de um cronograma que atenda as exigências de horário dos estudantes.        Outrossim, é imperativo pontuar que há a necessidade de uma fiscalização que controle a qualidade dos cursos à distância. De acordo com o G1, na modalidade EaD, algumas aulas e todas as provas são presenciais, como forma de supervisionar o desempenho do aluno. Porém, a falta de interação entre os estudantes inviabiliza que haja troca de conhecimento, que é fundamental para a formação acadêmica. Do mesmo modo, é indispensável que os estudantes tenham a oportunidade de realizar aulas práticas, pois é um maneira de obter experiências essenciais que facilite a inserção no mercado de trabalho.       Destarte, faz-se necessárias medidas que atenuem os problemas da Educação à Distância no Brasil. Cabe ao Ministério da Educação apresentar padrões que devem ser estabelecidos pelas instituições de Educação à Distância, como a carga horária mínima de aulas práticas e presenciais por curso. Dessa forma, é possível ter um parâmetro eficaz de qualidade. Ademais, é mister que o poder judiciário penalize as instituições que infringem esses padrões, por exemplo: impedir que novos polos sejam abertos ou até o descredenciamento das instituições. Assim, a democratização da educação por intermédio da tecnologia continuará sendo uma realidade no Brasil, havendo qualidade de ensino para todos os estudantes.