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Enviada em: 25/08/2019

A educação à distância é uma modalidade de ensino na qual há o afastamento, físico ou temporário, entre professores e alunos. No Brasil, o número de adeptos a esta modalidade tem crescido nos últimos anos. Como contabilizou a Associação Brasileira de Educação à Distância, no ano de 2017, havia cerca de 7 milhões de brasileiros em cursos EAD. Diante deste crescimento, surgem perspectivas negativas quanto ao futuro do processo educativo e desafios quanto à construção de credibilidade.    É certo que as tecnologias, na última década, têm se tornado mais presentes no ensino acadêmico e, por isso, geraram perspectivas de flexibilização no aprendizado. Nesse sentido, embora tal versatilidade pareça motivo convincente, ela presume a independência do aluno e a falta de interação entre este e os professores, o que modifica o caráter orgânico do ensino em algo mecanizado e automatizado a partir da virtualidade.    No cenário em que se inserem, as diversas opções de cursos por ensino à distância encontram desafios para agradar a população. Um dos principais motivos para que esta modalidade ainda não tenha conquistado a confiança da sociedade é o fato que ela não é adequada a todas as personalidades, visto que o processo de EAD requer grande compromisso e disciplina do indivíduo matriculado. Outro motivo é a formação de profissionais deficitários, decorrentes da autonomia do processo educativo, já que esta, somada à versatilidade, fazem com que o indivíduo organize suas atividades de acordo com sua vontade e pode, muitas vezes, postergá-las.    Assim, nota-se como a expansão da educação à distância traz consigo riscos à qualidade da formação individual e profissional dos brasileiros. É fundamental, portanto, que as instituições de ensino, junto ao Ministério da Educação, busquem promover uma maior integração entre o aluno e todos os envolvidos no processo educacional a partir de projetos e da utilização de tecnologias dentro do ambiente acadêmico, a fim de promover maior interesse e engajamento na educação presencial.