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Enviada em: 26/10/2018

"O homem é aquilo que a educação faz dele". Esse aforismo, de Immanuel Kant, expressa a importância da educação na vida do indivíduo. Nessa vertente, torna-se plausível associar a pobreza à baixa escolaridade. Ou seja, ampliando essa ideia, a pobreza no Brasil pode ser vista como efeito de um déficit educacional, que compromete o desenvolvimento do indivíduo e, assim, afeta a esfera coletiva. Por isso, vale aprofundar a importância da escola e como investir no aprendizado dos estudantes.       Sob o vértice de Kant, soma-se a ideia de Arthur Schopenhauer, em que o conhecimento é visto como um vetor para uma interpretação mais aprofundada da realidade. Com isso, um cidadão escolarizado é uma pessoa com mais discernimento e, consequentemente, é mais capaz de transformar sua vida. E, finalmente, numa óptica somatória, essa capacitação individual eleva a sociedade como um todo. Além disso, a não educação é perigosa, vide o pensamento do linguista e filósofo Noam Chomsky: "A liberdade sem oportunidade é um presente diabólico".       Então, a questão torna-se como investir expressivamente no sistema educacional. A resposta é óbvia: capital. E, por exemplo, para uma nação dispor de recursos, é notória a relevância de se taxar grandes riquezas. Em números, os Estados Unidos, a Alemanha e a França cobram 40, 50 e 60% de imposto sobre grandes heranças, respectivamente. Sobre essa prática, desde o século XIX, o economista John Stuart Mill insistia nessa importância. No entanto, o Brasil cobra 4% na maioria dos estados.       Cabe, então, concluir que o Governo Federal deve taxar devidamente as heranças multimilionárias. Para então investir numa educação digna e transformadora. Para tanto, urge uma reforma tributária que apare os excessos e promova uma melhor isonomia social sob o poder do ensino público. Ademais, além de ser preciso melhorar o ensino fundamental, é muito interessante potencializar a oferta de ensino técnico (como ampliar os Institutos Federais). Oportunidade para quem já concluiu os demais ensinos e poderia optar por essa qualificação pragmática para o trabalho.