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Enviada em: 25/05/2017

"O dinheiro é a essência alienada do trabalho e da existência do homem; a essência domina-o e ele adora-a." Karl Marx, ao defender o movimento operário, analisa a economia e as relações sociais. Assim, para compreender a pobreza no Brasil é preciso relacionar suas causas com a desigualdade social formada. Nesse sentido, é preciso avaliar o modelo social e econômico do país, cujo é responsável por causar miséria.       É primordial considerar que, a pobreza pode ser construída sobre três aspectos, carência de recursos econômicos, de bens e serviços sociais e de capacidade de participar na sociedade. Dessa maneira, a atual crise econômica do Brasil provém de corrupção e desvio de capital que deveria ser aplicado em infraestrutura, logo, o país a perde competitividade no mercado e afeta principalmente jovens de áreas urbanas. Portanto, uma das maiores consequências foi o aumento desemprego, cujo subiu para 14% no primeiro trimestre do ano, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).       Vale ainda destacar que, outro fruto da crise econômica é a desigualdade social, ou seja, a diferença de poder aquisitivo entre as classes econômicas. Assim, programas como o "Bolsa Família" foram criados para transferir diretamente a renda, para famílias em situação de pobreza e conceder benefícios no setor de saúde, educação e alimentação. No entanto, esses não solucionam a falta de emprego e a inclusão social e, ainda, a renda declarada pelos beneficiários é manipulável, portanto, alguns deles informam renda inferior à que têm para receber o auxílio.       Urge pois, buscar soluções a tal problemática. É necessário que o governo reforme e fiscalize programas de apoio como o "Bolsa Família", a fim de que esses proporcione, além de benefícios financeiros, suporte para incluir os indivíduos na sociedade e evite que haja corrupção por parte dos beneficiários. É importante também que a mídia, por meio de campanhas, divulgue a realidade da vida de milhões de brasileiros que enfrentam a pobreza, para conscientizar o povo da invisibilidade daqueles na mídia. PUBLICIDADE