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Enviada em: 18/04/2018

Segundo Immanuel Kant: "O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele.“  E, é a partir de tais ideias à respeito da educação que percebe-se a importância do Ensino e das reformas para o seu aprimoramento. O ensino Médio Brasileiro passa por uma reformulação que causará impacto para os estudantes, tanto impactos negativos, como positivos, como por exemplo, o aumento da carga horária e o livro arbítrio para escolha de algumas disciplinas, respectivamente.      Sendo assim, uns dos possíveis problemas que a reforma do Ensino médio pode passar é o aumento da carga horária , que passa de 800 horas para 1400 horas obrigatórias, o que é um problema, pois acarretará mais despesas e um número maior de profissionais, sem contar também, que a permissão de pessoas com "Notório saber" é uma desvalorização do profissional graduado e licenciado para exercer os cargos, possibilitando um abaixamento da qualidade do Ensino.       Porém, por outro lado, além dos aspectos negativos, percebe-se que a abertura para a escolha de algumas matériaconferem uma democratização da Educação, já que alunos de baixa renda podem optar por curso técnico, o que acrescenta no seu crescimento econômico e social, como também possibilita que os alunos não se desinteressem das aulas, pois podem escolher disciplinas com mais afinidade, já que todos sabem que há um desinteresse por parte dos alunos pelas aulas, por serem obrigados a estudar áreas do conhecimento, dos quais não tem aptidão.         Diante doas aspectos apresentados, conclui-se portanto, que embora a reforma do Ensino Médio gere aspectos negativos, como qualquer reforma, também pode mudar os rumos da Educação no Brasil, portanto o Ministério da Educação, aliado aos professores, devem dialogar mais entre si, para que com a experiência de cada profissional haja um entendimento do que é melhor a se fazer, fazendo mais reuniões e propostas, e desta forma, corrobore a ideia de Kant de que o ser humano é fruto do que educação faz dele.