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Enviada em: 22/04/2018

Sapere Aude       Educação é o ato de instituir, disciplinar e transferir valores. Para os iluministas do século XVIII, somente através da educação a humanidade alcançaria o esclarecimento e sairia da menoridade imposta. Nesse contexto, o brasileiro vivencia a defasagem educacional quando comparada a alguns países. No entanto, segue em discussão os possíveis impactos da medida provisória da reforma do ensino médio. Por um lado, opiniões que defendem a redução de disciplinas obrigatórias, por outro lado os efeitos da exclusão de tais disciplinas.       Primeiramente, é preciso destacar que apenas a reforma do ensino médio é incapaz de transformar a educação. Se compararmos, por exemplo, com países asiáticos, o ensino no Brasil está aquém das perspectivas atuais. Na China, desde a fase pré-escolar, aos 3 anos de idade, as crianças são inseridas ao sistema educacional integral, com horas de aula e estudo, além de atividades extracurriculares e disciplina. O resultado disso, são jovens habituados a rotina escolar. Nesse aspecto, nota-se a relevância do histórico antecedente, o qual dá a base para o ensino médio.       Outrossim, vale salientar sobre as mudanças das ciências obrigatórias na BNCC (Base Nacional do Currículo Comum). A preocupação está ligada a possível exclusão de matérias importantes para o entendimento da formação social. Assim como, a opcionalidade por uma específica área de conhecimento, tomada por jovens oriundos de um ensino fundamental arcaico. Apesar das observações pontuadas, com certeza a BNCC necessita de reforma, porém, essa deve atender a requisitos que contemplem todo o sistema educacional brasileiro.       Pode-se perceber, portanto, a questionabilidade em relação a mudança do ensino médio no Brasil. Para solucionar esse impasse, é imprescindível que o Ministério da Educação reconheça os déficits do sistema como um todo, a partir de avaliações desenvolva metodologias eficazes para a melhoria do ensino. Ademais, a intensificação da participação de pais, professores e alunos na elaboração de projetos pedagógicos através de pesquisas escolares. De tal forma, a frase dita pelo iluminista Imanuell Kant: "Ouse saber", fará sentido a milhares de brasileiros.