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Enviada em: 21/04/2018

Todas as vezes que uma instituição esta ruindo se faz necessário uma reforma.Aconteceu na Europa séculos atrás, a reforma protestante, liderada por Lutero, visava, no âmbito religioso, modificar práticas que o mesmo julgou erradas ao bom funcionamento do Cristianismo.No Brasil atual, no âmbito educacional, urge a necessidade de mudanças. No entanto, as propostas que estão sendo levantadas para o fim de melhorias do ensino médio não tem se mostrado eficazes.       Atualmente o ensino médio esta decadente. Nas questões estruturais, por exemplo, a maioria dos colégios da rede pública não oferecem condições apropriadas de conforto aos alunos, faltam laboratórios para pesquisa, espaço esportivos para atividades recreativas e educacionais. Porém,a atual reforma proposta pelo governo não conseguiu enxergar tais debilidades, o que confirma que a tal proposta precisa de um olhar mais prático da vida cotidiana escolar.      Quando se fala de conteúdo do ensino, há pontos polêmicos. Pois, a proposta de reforma tenta trazer mudanças na grade curricular excluindo matérias de grande importância para o desenvolvimento critico do aluno, tornando-o mais hapto ao trabalho pelo ensino técnico.No entanto, essa intervenção governamental deve ser muito questionada, pois, sabe-se que a competência critica dos indivíduos é o que de fato os tornam cidadães plenos, capazes de opinar e votar corretamente.        Lutero, de certa forma, conseguiu sacudir os pilares de todo um continente com suas propostas.Porém, diante do exposto, percebem-se que as reformas propostas para o ensino médio se mostram ineficientes, suas mudanças não levam em conta aspectos cotidianos da escola e ainda torna a educação limitada e mecânica, formando indivíduos pouco haptos a enxergar processos sociológicos e filosóficos.Nesse ínterim, cabe a sociedade se opor a tais reformas, questionando os seus possíveis resultados.Afinal, a educação é prioridade, e só através dela poderemos ter outras reformas sociais.