O ensino médio do Brasil precisa realmente ter uma profunda reforma para melhorar o índice de aprendizado, diminuir a evasão escolar,despertar o interesse dos alunos em continuar estudando. A reforma brasileira do ensino médio, traz uma preocupação se o adolescente de 14 e 15 anos, é a idade que a maioria ingressa no ensino médio,tem a maduridade necessário para escolher qual matéria excluir do seu currículo escolar. O adolescente passa por várias mudanças de opinião até sua vida adulta em relação qual a profissão escolher.Segundo o Portal Educacional" no início da fase de inscrições para os principais vestibulares do País, 54% dos estudantes do 3º ano do ensino médio ainda não decidiram qual carreira querem seguir. O índice é resultado de uma pesquisa com 2 mil adolescentes". No final do ensino médio esse aluno perceber que tem aptidão por uma profissão a qual é necessário ter conhecimento em física, essa matéria foi uma das qual ele excluiu no primeiro ano de ensino médio.Esse aluno terá um prejuízo de conhecimento desta matéria e atraso. Portanto, é importante que nenhuma matéria seja excluída no ensino médio, desta forma o aluno terá contato com todas elas. No segundo ano do ensino médio o aluno poderia optar qual a matéria gostaria de se aprofundar, e assim a escola poderia se organizar para que, no segundo ano do ensino médio os alunos que escolheram a mesma matéria para terem um conhecimento mais vertical fossem segregados na mesma sala de aula, essa aula com maior carga horária.