Materiais:
Enviada em: 06/06/2018

Proposta educacional                                                                                  Um problema que é notado em escala nacional tratando-se do ensino do jovem, isto é, a precariedade da gestão dos governos no que tange a má qualidade da formação do aluno em escola pública e o descaso aos profissionais de educação.                   De certo modo, evidencia-se ao longo dos anos irregularidades no planejamento escolar de crianças e adolescentes no setor da educação, além do mais, a negligência no controle e processo do estudante. Pois, o ideal seria identificar as ações positivas e negativas no decorrer de cada série, antecipando e obtendo dados para análise do desenvolvimento estudantil. Visto que os indicadores são obtidos no terceiro ano do ensino médio, a exemplo do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).                   A reforma no ensino médio pode contribuir para aumentar a qualidade nas bancas escolares, em virtude do aluno escolher a área que se identificar, motivando-o a fazer o que é vocacionado. E também, o nível técnico será excelente para instruir o jovem para o mercado de trabalho, contribuindo para uma mão de obra qualificada e, fortalecendo os diversos setores da economia futuramente.                 Outro aspecto a ser melhorado na gestão pública é a valorização dos professores, tratando-se de uma classe tão importante na formação da sociedade. Tendo como uma medida alternativa, o aumento significante da remuneração destes profissionais, de outro modo, realizando alterações no plano de carreira beneficiando-os e garantido a motivação necessária para o trabalho.              Em virtude dos fatos mencionados, entende-se que a solução é a criação de órgãos de controle, a qual será designada uma comissão de educadores qualificados em cada unidade escolar, que irá avaliar, medir e analisar a eficácia e, a eficiência das aulas ministradas, e também o desenvolvimento dos alunos. O mecanismo utilizado para disciplinas obrigatórias serão constituídas de provas semestrais conforme a grade curricular de cada série, com questões de múltipla escolha e escrita. A avaliação de nível técnico priorizará o emprego prático, criando simulações que o discente encontrará durante a profissão escolhida.              Portanto, a consequência disso é aperfeiçoamento das unidades públicas de ensino, permitindo aos jovens maior facilidade ao acessar o primeiro emprego.