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Enviada em: 07/06/2018

Entre os anos de 2019 e 2020 o Ensino Médio no Brasil está a prestes a receber uma de suas maiores mudanças já feita. Aumentando a sua carga horária e dividindo as matérias escolares possibilitando o aluno a escolher competências opcionais afim de se aprofundar no assunto e até trabalha-lo no futuro. Em se tratando de mudanças no Ensino Médio, é sim de suma importância trazer mudanças que tragam impactos de melhoria na educação no Brasil. Sob essa ótica, possibilitar o aluno de escolher os assuntos escolares e até o ensino técnico torna-se possível a ingressão mais eficiente de pessoas de baixa renda no mercado de trabalho. Outro aspecto relevante é, o aumento da carga horária, que faz o aluno se aprofundar cada vez mais na matéria escolhida na qual queira estudar. Entretanto, há contradições no que se diz a respeito da carga de matérias a serem estudadas durante o ano letivo. A Base Nacional Comum Curricular não está bem organizada, muitos assuntos primordiais como história, física estão sendo cortados e colocando esse tempo a mais para as matérias obrigatórias e escolhidas pelos alunos. É conveniente destacar, que isso traz impactos para o Exame Nacional do Ensino Médio onde, irá criar um conflito entre os vestibulares e o Ensino Médio em virtude de todos terem feito um ensino médio diferente. Portando, medidas são necessárias para resolver o impasse, é relevante que o Ministério da Educação junto com a Base Nacional Comum Curricular faça uma reorganização da gestão de horários possibilitando, os alunos estudarem alguns conceitos primordiais como história e física. A mídia tem o dever de informar os alunos como será o Ensino Médio, tirando dúvidas e motivando a se posicionarem se tais mudanças serão efetivas para o país ou não. E os pais tem o papel de auxiliar o aluno nas escolhas dos alunos de quais matérias a escolher, o que seria melhor afim de um futuro melhor para o aluno. Assim dizia o filósofo Immanuel Kant "O ser humano é aquilo que a educação faz dele".